Projetos Especiais 2010

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Projetosespeciais.png


As Visitas aos Projetos Especiais são realizadas pela equipe de formadores do Pontão de cultura Nós Digitais. Os pontos são visitados com intuito de aproximação, ativação e conhecimento da realidade local. Informações são coletadas para que a equipe possa dar o devido suporte para o desenvolvimento de atividades nesses pontos, e aperfeiçoamento dos mesmos, com intuito de torna-los centros de referência para os demais pontos de cultura na região. São esclarecidas dúvidas conceituais sobre oficinas, migração, documentação de atividades desenvolvidas e articulação com outros pontos. As visitas tem continuidade por meio de outras visitas pré determinadas que são alinhandas com os projetos especiais a partir da demanda e necessidade dos mesmos, além de contato por email e outras plataformas.


Passo a Passo:

1º - confirmar com o responsável pelo ponto o interesse e marcar visita;

2º - informar equipe sobre visita, data e hora da ida e da volta;

3º - Ao chegar na cidade: conhecer atividades que o ponto realiza, infra-estrutura, necessidades de conteúdo ou aperfeiçoamento e alinhar estratégias de formação e comunicação.


Coletivos

Para continuidade das ações de formação e migração de redes computacionais junto aos pontos/instituições elencados, podem ser destacados como possíveis projetos especiais de parceria para o ano de 2010 os seguintes coletivos:


Casa Brasil Guarulhos
Justificativa: Dotado de estrutura física relativamente expressiva, o espaço possui diversos trabalhos ligados a Cultura Digital. Entre eles, os principais são o telecentro, as oficinas de metareciclagem e as oficina de audiovisual em software livre. Entretanto há certa dificuldade técnica dos responsáveis pelo espaço em gerir sua rede em software livre. Faz-se necessário, portanto, uma maior e melhor qualificação dos sujeitos atuantes na multiplicação dos conhecimentos técnicos em software livre.
Tipo de ação a se desenvolver: Mais oficinas de redes computacionais e serviços de rede, suporte na montagem do estúdio (possuem alguns equipamentos para o estúdio, mas não conseguiram dimensionar uso para tal em software livre) e oficinas de edição de áudio e vídeo em software livre.


Ponto de Cultura Memórias do Olhar - Poá
Justificativa: Dotado de estrutura física relativamente expressiva, o espaço possui projeto audiovisual de registro e divulgação da memória oral. Entretanto há certa dificuldade técnica dos responsáveis pelo espaço em gerir sua rede em software livre. Até o presente foram feitas, em atuação do Pontão Nós Digitais, oficinas e suporte de migração de rede o que ocasionou no quadro atual de todas as máquinas migradas e ligadas a Web Faz-se necessário, portanto, uma maior, para atender a demanda e necessidade do ponto, uma melhor qualificação dos sujeitos atuantes na multiplicação dos conhecimentos técnicos em software livre.
Tipo de ação a se desenvolver: Reestruturação da rede física das máquinas (há problemas com o cabeamento e com as antenas); auxilio na montagem do site/wiki do ponto e oficinas de edição de áudio e vídeo em software livre.


Comunidade Audiovisual - Diadema
Justificativa: O ponto possui alguns equipamentos para fomento de projetos multimídia, incluindo computadores desktops, notebook e câmeras, mas não faz uso deles para produção e edição em software livre por não possuírem conhecimentos na área.
Tipo de ação a se desenvolver: Montar compartilhamento de arquivos em rede (Samba + NTFS) em um servidor de arquivos storage; oficinas de edição multimídia (áudio e vídeo) e migração do notebook com software para edição multimidia;


Ponto de CulturAtiva Camará - Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e a Adolescência - São Vicente
Justificativa:O Ponto de cultura já desenvolve atividades audiovisuais há algum tempo, e participa ativamente das equipes de documentação colaborativa dentro do estado de São Paulo, possui uma infra-estrutura considerável com ilha de edição, câmeras filmadoras, espaço físico e demais equipamentos. A questão aqui é que toda a produção audiovisual, assim como a parte administrativa do Centro utiliza exclusivamente softwares proprietários, exitem algumas máquinas destinadas ao telecentro que atualmente estão em dual boot - windons e debian lenny
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):Construir conjuntamente um plano para a migração total do Camará para software livre, realizando ações por etapas, com capacitações sobre rede, gráfico e vídeo.


Ponto de Cultura "Caiçaras" - Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) - Cananéia
Justificativa:O Ponto Caiçaras tem um bom envolvimento com o Coletivo Jovem Caiçara e atualmente está bastante estruturado no que diz respeito à equipamentos de áudio e vídeo. Tem como desafio neste próximo ano a produção de uma revista em quadrinhos sobre Cananéia, um cd de Fandango e um documentário sobre a mesma manifestação cultural. A questão a ser enfrentada é a montagem da infra-estrutura e a realização destas produções pelas pessoas do ponto utilizando a infra existente. O Ponto já é usuário de software livre desde 2007, tendo migrado totalmente em 2009.
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):A idéia do Projeto Especial de Cananéia é dar suporte técnico para realizar estas produções 100% em software livre, e a partir destas esperiências consolidar o ponto Caiçaras como uma referência local de uso e disseminação de SL.


Casa Brasil Capão Redondo - Associação Chico Mendes
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


Ponto de Cultura Pilar do Sul - SOSACI - Pilar do Sul
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


Casa dos Meninos
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


OCA - Associação da Aldeia de Carapicuíba
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


Ponto de Cultura Pombas Urbanas
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


Ponto de Cultura UNAS
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):