Projetos Especiais 2010

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 11h53min de 3 de novembro de 2011 por Banto Palmarino (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Projetosespeciais.png

Os Projetos Especiais são constituídos por Pontos da Rede que desempenham papel de "referência" para a rede. Atuamos com esses Pontos e aprimoramos seu repertório em relação a Tecnologias Livres por meio da formação continuada dos mesmos, que inclue visitas semanais e desenvolvimento de material necessário para a potencialização desses espaços como centro de conhecimento na região em que estão situados.


Passo a Passo

  1. confirmar com o responsável pelo ponto o interesse e marcar visita;
  2. informar equipe sobre visita, data e hora da ida e da volta;
  3. ao chegar na cidade: conhecer atividades que o ponto realiza, infra-estrutura, necessidades de conteúdo ou aperfeiçoamento e alinhar estratégias de formação e comunicação.

Visitação

  • As visitas aos Projetos Especiais são realizadas pela equipe de instrutores do Pontão de cultura Nós Digitais. Os Pontos são visitados com intuito de aproximação, ativação e conhecimento da realidade local. Informações são coletadas para que a equipe possa dar o devido suporte para o desenvolvimento de atividades nesses pontos, e aperfeiçoamento dos mesmos. São esclarecidas dúvidas conceituais sobre oficinas, migração, documentação de atividades desenvolvidas e articulação com outros pontos. As visitas tem continuidade por meio de outras visitas pré determinadas que são alinhadas com os projetos especiais a partir da demanda e necessidade dos mesmos, além de contato por e-mail e outras plataformas.


Coletivos

Segue a lista de Pontos de Cultura que são considerados como Projetos Especiais em implementação:

Ponto de CulturAtiva Camará - Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e a Adolescência - São Vicente

  • Justificativa:O Ponto de cultura já desenvolve atividades audiovisuais há algum tempo, e participa ativamente das equipes de documentação colaborativa dentro do estado de São Paulo, possui uma infra-estrutura considerável com ilha de edição, câmeras filmadoras, espaço físico e demais equipamentos. A questão aqui é que toda a produção audiovisual, assim como a parte administrativa do Centro utiliza exclusivamente softwares proprietários, exitem algumas máquinas destinadas ao telecentro que atualmente estão em dual boot - windons e debian squeeze
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas):Construir conjuntamente um plano para a migração total do Camará para software livre, realizando ações por etapas, com capacitações sobre rede, gráfico e vídeo.
  • Responsável pelo acompanhamento: Rafael Gomes (banto palmarino)

Ponto de Cultura "Caiçaras" - Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) - Cananéia

  • Justificativa:O Ponto Caiçaras tem um bom envolvimento com o Coletivo Jovem Caiçara e atualmente está bastante estruturado no que diz respeito à equipamentos de áudio e vídeo. Tem como desafio neste próximo ano a produção de uma revista em quadrinhos sobre Cananéia, um cd de Fandango e um documentário sobre a mesma manifestação cultural. A questão a ser enfrentada é a montagem da infra-estrutura e a realização destas produções pelas pessoas do ponto utilizando a infra existente. O Ponto já é usuário de software livre desde 2007, tendo migrado totalmente em 2009.
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas):A idéia do Projeto Especial de Cananéia é dar suporte técnico para realizar estas produções 100% em software livre, e a partir destas esperiências consolidar o ponto Caiçaras como uma referência local de uso e disseminação de SL.
  • Responsável pelo acompanhamento: Rafael Gomes (banto palmarino)

Casa dos Meninos

  • Justificativa: A Casa dos Meninos, em parceria com o Instituto Lidas se tornou uma referência importante dentro da rede tanto pela sua expertise em georeferenciamento de informações, quanto pela contundente posição política que sempre defendeu dentro da rede.
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): A idéia aqui é contribuir para a migração do expertise em georeferenciamento para SL e também fortalecer ações de desenvolvimento de softwares, está indicada a criação de um núcleo de desenvolvimento - possível expansão do Lab MAcambira - junto a esse coletivo.
  • Responsável pelo acompanhamento: Renato Fabbri

Cala a Boca Já Morreu

  • Justificativa:

O Projeto Cala-boca já morreu é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 2004. O projeto atua com crianças, adolescentes e adultos e cria oportunidades para que todos possam excercer o direito a comunição. Para isso ministram oficinas de rádio comunitario, vídeo e Software Livre. A casa em que estão situados é um espaço para compartilhar conhecimentos, desdes os mais técnicos sobre computador aos mais subjetivos como rodas de filosofia. Lá cada membro do projeto possui sua máquina que é compartilhada durante o desenvolvimento de oficinas e outras ações. Existem demandas relacionadas a produção de vídeo, produção de material de comunicação visual, migração de rádio para SL e site.

  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): Migração total das ações para SL, prioritariamente àquelas ligadas à formação de outros coletivos, se tornando assim um disseminador de SL para comunicação
  • Responsável pelo acompanhamento: Sília Moan

Bola de Meia

  • Justificativa: Forte atuação dentro da rede de pontos de cultura, sendo a principal referência em relação à cultura da infância, possui muitos anos de caminhada e grande quantidade de ações realizadas e materiais didáticos infantis produzidos.
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): Migração Total das ações para SL, e disseminação do uso de tecnologias livres junto ao público direcionado de suas atividades.
  • Responsável pelo acompanhamento: Sília Moan

Outras Palavras

  • Justificativa: Grupo que trabalha com comunicação, sendo uma referência na rede dentro deste tema
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): Domínio do uso de SL direcionados para comunicação
  • Responsável pelo acompanhamento: Rafael Gomes (banto palmarino)

Ilé Edé Dùdú

  • Justificativa: Forte referência dentro da rede no que se refere a manifestações de matriz africana.
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): Domínio de SL principalmente ligados à produção de áudio
  • Responsável pelo acompanhamento: Rafael Gomes (banto palmarino)

OCA - Associação da Aldeia de Carapicuíba

  • Justificativa: O Ponto de Cultura Oca (Associação da Aldeia de Carapicuíba) é desenvolve ações relacionadas a tradição e cultura, e atua com crianças e terceira idade. Promove diversas atividade e oficinas com esses públicos que com objetivo de potencializar o que existe de plástico e cênico em cada pessoa que participa das ações. O espaço é a base para oficinas que envolvem dança, tecnologia e artes.A distribuição livre utilizada é Debian.Existem demandas relacionadas a design gráfico, vídeo e áudio.
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): Traçar um plano para a divulgação da Oca por meio de ferramentas livres, desenvolvendo oficias de gráfico, vídeo e áudio.
  • Responsável pelo acompanhamento: Sília Moan

Ponto de Cultura Pombas Urbanas

Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):




Outros Coletivos levantados em 2009 como possíveis projetos especiais:


Casa Brasil Guarulhos
Justificativa: Dotado de estrutura física relativamente expressiva, o espaço possui diversos trabalhos ligados a Cultura Digital. Entre eles, os principais são o telecentro, as oficinas de metareciclagem e as oficina de audiovisual em software livre. Entretanto há certa dificuldade técnica dos responsáveis pelo espaço em gerir sua rede em software livre. Faz-se necessário, portanto, uma maior e melhor qualificação dos sujeitos atuantes na multiplicação dos conhecimentos técnicos em software livre.
Tipo de ação a se desenvolver: Mais oficinas de redes computacionais e serviços de rede, suporte na montagem do estúdio (possuem alguns equipamentos para o estúdio, mas não conseguiram dimensionar uso para tal em software livre) e oficinas de edição de áudio e vídeo em software livre.


Ponto de Cultura Memórias do Olhar - Poá
Justificativa: Dotado de estrutura física relativamente expressiva, o espaço possui projeto audiovisual de registro e divulgação da memória oral. Entretanto há certa dificuldade técnica dos responsáveis pelo espaço em gerir sua rede em software livre. Até o presente foram feitas, em atuação do Pontão Nós Digitais, oficinas e suporte de migração de rede o que ocasionou no quadro atual de todas as máquinas migradas e ligadas a Web Faz-se necessário, portanto, uma maior, para atender a demanda e necessidade do ponto, uma melhor qualificação dos sujeitos atuantes na multiplicação dos conhecimentos técnicos em software livre.
Tipo de ação a se desenvolver: Reestruturação da rede física das máquinas (há problemas com o cabeamento e com as antenas); auxilio na montagem do site/wiki do ponto e oficinas de edição de áudio e vídeo em software livre.


Comunidade Audiovisual - Diadema
Justificativa: O ponto possui alguns equipamentos para fomento de projetos multimídia, incluindo computadores desktops, notebook e câmeras, mas não faz uso deles para produção e edição em software livre por não possuírem conhecimentos na área.
Tipo de ação a se desenvolver: Montar compartilhamento de arquivos em rede (Samba + NTFS) em um servidor de arquivos storage; oficinas de edição multimídia (áudio e vídeo) e migração do notebook com software para edição multimidia;


Casa Brasil Capão Redondo - Associação Chico Mendes
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


Ponto de Cultura Pilar do Sul - SOSACI - Pilar do Sul
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


Ponto de Cultura UNAS
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):