Puredyne: mudanças entre as edições

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
(Nova página: thumb|right|400px|[http://puredyne.goto10.org http://puredyne.goto10.org] [[Imagem:Puredyne-calf_jack_sooper.png|thumb|400px| '''Puredyne rodando ...)
 
Sem resumo de edição
 
Linha 27: Linha 27:


* Pixelache: [http://www.pixelache.ac/helsinki/2010/pixelache-softwares-of-the-year-2010 http://www.pixelache.ac/helsinki/2010/pixelache-softwares-of-the-year-2010]
* Pixelache: [http://www.pixelache.ac/helsinki/2010/pixelache-softwares-of-the-year-2010 http://www.pixelache.ac/helsinki/2010/pixelache-softwares-of-the-year-2010]
[[Categoria:linux]]

Edição atual tal como às 19h16min de 9 de março de 2015

Puredyne rodando softwares de audio

Puredyne é uma distribuição GNU/Linux Live baseada no Ubuntu live e Debian live dedicada a processamento áudio-visual e streaming.


Criado em junho de 2008 partir do lançamento do Debian Lenny, o Puredyne é dirigido a artistas, pois compõem-se com um conjunto completo de ferramentas para processamento de áudio e vídeo em realtime. São ferramentas padrão do Puredyne nesta categoria os softwares Pure Data, Supercollider, Icecast, Csound, Fluxus, Processing, Jack, entre outras.


Na quesito artes gráficas, gthumb, imagemagic, Inkscape e GIMP também constam por padrão, ao passo que ferramentas de vídeo como Mplayer, Vlc, Lives , Kino, Recordmydesktop e Cinelerra completam o conjunto.

O desenvolvimento da distro Puredyne é apoiado pelo Conselho das Artes da Inglaterra. No site é possível ler:

Puredyne is developed for artists, by artists.
Puredyne é desenvolvido por artistas, para artistas.

<video type="youtube" id="1jYBHxqsaq8" width="270" height="203" desc="Puredyne em ação!" frame="true" position="right" size="full" allowfullscreen="true" />

O Puredyne está sendo uma das distros lives mais experimentadas dos últimos tempos, segundo o blog lifehacker e está sendo chamado de um dos "softwares do ano" pela rede Pixelache de festivais eletrônicos.


É possível iniciar o puredyne a partir do pendrive, CD ou DVD. Para usá-lo, basta baixar a iso, colocá-la em sua mídia de escolha e iniciar o computador pelo dispositivo escolhido. Mesmo sem instalar nada, você tem o sistema completo a sua disposição, incluindo todos os softwares que vêm nele.