Puredyne

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 19h16min de 9 de março de 2015 por Felipecabral (discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Puredyne rodando softwares de audio

Puredyne é uma distribuição GNU/Linux Live baseada no Ubuntu live e Debian live dedicada a processamento áudio-visual e streaming.


Criado em junho de 2008 partir do lançamento do Debian Lenny, o Puredyne é dirigido a artistas, pois compõem-se com um conjunto completo de ferramentas para processamento de áudio e vídeo em realtime. São ferramentas padrão do Puredyne nesta categoria os softwares Pure Data, Supercollider, Icecast, Csound, Fluxus, Processing, Jack, entre outras.


Na quesito artes gráficas, gthumb, imagemagic, Inkscape e GIMP também constam por padrão, ao passo que ferramentas de vídeo como Mplayer, Vlc, Lives , Kino, Recordmydesktop e Cinelerra completam o conjunto.

O desenvolvimento da distro Puredyne é apoiado pelo Conselho das Artes da Inglaterra. No site é possível ler:

Puredyne is developed for artists, by artists.
Puredyne é desenvolvido por artistas, para artistas.
Puredyne em ação!

O Puredyne está sendo uma das distros lives mais experimentadas dos últimos tempos, segundo o blog lifehacker e está sendo chamado de um dos "softwares do ano" pela rede Pixelache de festivais eletrônicos.


É possível iniciar o puredyne a partir do pendrive, CD ou DVD. Para usá-lo, basta baixar a iso, colocá-la em sua mídia de escolha e iniciar o computador pelo dispositivo escolhido. Mesmo sem instalar nada, você tem o sistema completo a sua disposição, incluindo todos os softwares que vêm nele.