Ssh - criando um par de chaves

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 15h24min de 30 de setembro de 2015 por Felipecabral (discussão | contribs) (Criou página com 'Vários servidores Git autenticam usando chaves públicas SSH. Para fornecer uma chave pública, cada usuário no seu sistema deve gerar uma se eles ainda não a possuem. Este...')

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Vários servidores Git autenticam usando chaves públicas SSH. Para fornecer uma chave pública, cada usuário no seu sistema deve gerar uma se eles ainda não a possuem. Este processo é similar entre os vários sistemas operacionais unix/linux. Primeiro, você deve checar para ter certeza que você ainda não possui uma chave. Por padrão, as chaves SSH de um usuário são armazenadas no diretório ~/.ssh. Você pode facilmente verificar se você tem uma chave indo para esse diretório e listando o seu conteúdo:

 $ cd ~/.ssh
 $ ls
   authorized_keys2  id_dsa       known_hosts
   config            id_dsa.pub

Você está procurando por um par de arquivos com nomes que podem variar de usuário para usuário, mas a estrutura será nome_chave e nome_chave.pub, onde algo é normalmente id_dsa ou id_rsa. O arquivo .pub é a sua chave pública, e o outro arquivo é a sua chave privada. Se você não tem estes arquivos (ou não tem nem mesmo o diretório .ssh), você pode criá-los executando um programa chamado ssh-keygen, que é fornecido com o pacote SSH em sistemas Linux/Mac. Funciona assim em sistemas linux:

 $ ssh-keygen
 Generating public/private rsa key pair.
 Enter file in which to save the key (/home/nome-do-usuario/.ssh/id_rsa):
 Enter passphrase (empty for no passphrase):
 Enter same passphrase again:
 Your identification has been saved in /home/nome-do-usuario/.ssh/id_rsa.
 Your public key has been saved in /Users/nome-do-usuario/.ssh/id_rsa.pub.
 The key fingerprint is:
 43:c5:5b:5f:b1:f1:50:43:ad:20:a6:92:6a:1f:9a:3a schacon@agadorlaptop.local

Referências