Ssh - criando um par de chaves: mudanças entre as edições

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
(Criou página com 'Vários servidores Git autenticam usando chaves públicas SSH. Para fornecer uma chave pública, cada usuário no seu sistema deve gerar uma se eles ainda não a possuem. Este...')
(Sem diferença)

Edição das 15h24min de 30 de setembro de 2015

Vários servidores Git autenticam usando chaves públicas SSH. Para fornecer uma chave pública, cada usuário no seu sistema deve gerar uma se eles ainda não a possuem. Este processo é similar entre os vários sistemas operacionais unix/linux. Primeiro, você deve checar para ter certeza que você ainda não possui uma chave. Por padrão, as chaves SSH de um usuário são armazenadas no diretório ~/.ssh. Você pode facilmente verificar se você tem uma chave indo para esse diretório e listando o seu conteúdo:

 $ cd ~/.ssh
 $ ls
   authorized_keys2  id_dsa       known_hosts
   config            id_dsa.pub

Você está procurando por um par de arquivos com nomes que podem variar de usuário para usuário, mas a estrutura será nome_chave e nome_chave.pub, onde algo é normalmente id_dsa ou id_rsa. O arquivo .pub é a sua chave pública, e o outro arquivo é a sua chave privada. Se você não tem estes arquivos (ou não tem nem mesmo o diretório .ssh), você pode criá-los executando um programa chamado ssh-keygen, que é fornecido com o pacote SSH em sistemas Linux/Mac. Funciona assim em sistemas linux:

 $ ssh-keygen
 Generating public/private rsa key pair.
 Enter file in which to save the key (/home/nome-do-usuario/.ssh/id_rsa):
 Enter passphrase (empty for no passphrase):
 Enter same passphrase again:
 Your identification has been saved in /home/nome-do-usuario/.ssh/id_rsa.
 Your public key has been saved in /Users/nome-do-usuario/.ssh/id_rsa.pub.
 The key fingerprint is:
 43:c5:5b:5f:b1:f1:50:43:ad:20:a6:92:6a:1f:9a:3a schacon@agadorlaptop.local

Referências