Streaming de Vídeo

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 20h37min de 23 de agosto de 2014 por Felipecabral (discussão | contribs) (→‎Hardware)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Diagrama geral do funcionamento do streaming

Streaming de Vídeo é uma forma de distribuição de informação vídeográfica (som e imagem) através de algum meio tecnológico. Aqui abordaremos o streaming pela Internet.

Em tempo real, é um excelente maneira de publicizar reuniões, palestras, oficinas, debates e eventos de modo geral. Basicamente a televisão, o youtube, o netflix, entre outros milhões de serviços digitais funcionam através de streaming.

Há algum tempo, executar essa tarefa em sistemas GNU/Linux ou com ferramentas opensource de modo geral não era muito fácil, mas, com o desenvolvimento de determinadas ferramentas, o processo se tornou bastante facilitado e com diversas opções.


Estrutura e funcionamento geral

Hardware

O aparato mínimo de hardware necessário para fazer uma transmissão de streaming de vídeo seria composto por:

1 câmera responsável por capturar a imagem do que se quer transmitir; 1 microfone responsável por capturar o audio do que se quer transmitir junto com o vídeo (vale lembrar que pode ser o microfone da própria câmera, embutido nesta, ou ainda, em alguns casos em que a transmissão não necessitaria de audio, é possível dispensar esse elemento); 1 computador de base, em geral chamado de Ilha de Transmissão, com entradas (inputs) compatíveis com as saídas (outputs) da câmera e/ou microfone. Esse computador, em geral, faz a ponte entre os dispositivos de captura (cameras e microfones) e o servidor de transmissão ou, ainda, num modelo mais minimalista ou numa rede local, diretamente com o usuário que estará assistindo a transmissão;

Esse modelo, no entanto, é limitado e um tanto paradigmático. Existem, por exemplo, formas de transmissão de vídeo que dispensariam o computador, como por exemplo transmissões que utilizam equipamentos dedicados de captura e transmissão via web, os chamados "Wireless Streaming Video Encoders". Eles são como máquinas dedicadas de transmissão nas quais o usuário que opera não tem quase nenhuma interação com o equipamento (diferente de uma transmissão por computador que muitas vezes demanda operação de um usuário em um serviço ou software de transmissão).

Exemplos de "Wireless Streaming Video Encoder" são equipamentos como estes:

Teradek VidiU On-Camera Wireless Streaming Video Encoder Teradek VidiU On-Camera Wireless Streaming Video Encoder.jpg

IDX CW-1 Wireless HDMI Video Transmission System IDX CW-1 Wireless HDMI Video Transmission System.jpg

Livestream Broadcaster Livestream Broadcaster.jpg Livestream Broadcaster 2.jpg

Câmeras

  • Webcam

Referência: http://videohero.com.br/melhor-webcam/

  • Handcam
  • DSLRs
  • Câmeras de vigilância


Computadores, Inputs e Outputs

  • Placas de captura

Switchers / Mixers


Não são adequados, embora funcionem de alguma forma e podem ser usados em alguns casos:

  • Aparelhos de DVR: eles funcionam como switches, mas não cumprem a função corretamente porque são projetados para monitoramento de vigilância (sistemas de condomínio, etc). Alguns vem com 4, 8 e até 16 entradas para câmeras. Existem muitos modelos no mercado e costumam ser bem baratos (muito mais do que switches de vídeo reais).
  • Aparelhos HDR: são parecidos com os DVR, mas se diferenciam por funcionarem com câmeras com ip (wireless câmeras), permitindo controle a distância de inputs;
  • Switchers de comutação: são equipamentos simples, em geral para uso caseiro de troca de dispositivos;

Softwares e serviços

Mostrando e assistindo

Tutoriais


Referências