TRECHO 2.8

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

Trecho 2.8 O Trecho 2.8 é um projeto social sem fins lucrativos, para adultos em situação de alta vulnerabilidade social. O projeto contribui para que um grupo de adultos situação de alta vulnerabilidade social sejam reconhecidas como seres de criação (e não apenas capazes de executar trabalhos braçais repetitivos); utilizem-se da fotografia como meio de comunicação de suas ideias e expressão subjetiva;construam um olhar fotográfico próprio; desloquem-se de estigmas aviltantes;tenham direito à comunicação, independente de sua origem, gênero, condição social ou outras condicionantes;conheçam lugares e pessoas ligadas à arte e se envolvam coletivamente numa possibilidade de geração de renda a partir da fotografia.

site http://www.trecho2ponto8.com.br/

Contatos & Visitas

1° contato
Em Março - Alinhamento do planejamento Integrantes: Grácia Lopes e Sília Moan. Objetivo: Estudar possibilidades de produtos ao longo da parceria. Foi estruturada exposição com fotos editadas dos participantes, catal

2° contato
Em Março - Edição de fotografia com o GIMP O encontro foi iniciado com reflexão sobre estilos de tratamento de imagem e apresentação de cuidados necessários para atingir objetivos relacionados a iluminação de imagens com a função Brilho/Contrante, que está localizada na Barra de Ferramentas superior do Software GIMP. Também foi abordado o conceito de saturação e outros limites localizados em cores.

Trechopretoebranco.jpg

  • imagem tratada com o GIMP por um dos participantes do projeto Trecho 2.8

3° contato
Em Abril - Edição de fotografia com o GIMP Em Abril realizamos dois encontros com os integrantes do projeto Trecho 2.8 com intuito de dar continuidade aos encontros anteriores sobre tratamento de imagem. Dessa vez o foco foi reparação de imagens. Para isso foi iniciado o conceito de carimbo, que está localizado na caixa de ferramentas do software GIMP.

4° contato
Em Maio - Edição de fotografia com o GIMP Em Maio O encontro foi iniciado com a apresentação das imagens produzidas durante o intervalo do encontro passado. Os participantes mostraram o antes e depois de imagens tratadas com objetivo de corrigir algo indesejado na fotografia. O segundo ponto forte do encontro foi a abordagem da ferramenta de redimensionamento, que está localizada na Caixa de Ferramentas. Existe um tutorial muito interessante que aborda as potencialidades dessa ferramenta, que pode aumentas ou diminuir imagens: 

Muitas vezes precisamos mudar o tamanho de uma imagem. A necessidade mais comum é a de diminuir seu tamanho. Um exemplo de situação em que isso é necessário é o caso do upload de imagens para sites com limite de tamanho de arquivo. Felizmente é muito simples fazer isso: Com a imagem aberta no GIMP vá ao menu "Imagem / Escalar imagem" (ou em algumas versões "Redimensionar imagem") Uma nova janela se abre. Nela você pode definir o novo tamanho desejado Quando terminar de definir, de OK e pronto, basta salvar o arquivo ou, se preferir manter o original, use "salvar como"

Esse trecho foi retirado do site: http://www.cartola.org/cartola/index.php?title=GIMP_-_Editor_de_Imagens

Foto tula.jpg

Em seguida, abordamos a utilização de camadas em uma fotografia com intuito de incentivar os participantes a trabalhem experimentações em suas fotografias durante o próximo intervalo de encontros. O trabalho foi desenvolvido a partir de duas fotografias de participantes. Um tutorial que pode auxiliar muito o desenvolvimento dessas experimentações é encontrado nesse site:

http://colivre.coop.br/CursoGIMP/ManipulandoCamadas

5° contato
Em Junho - A configuração de encontros do projeto foi alterada: ao invés de acontecer todos os dias, irá acontecer somente nas segundas, com intuito de possibilitar o encontro entre todos os participantes do projeto. O encontro de junho aconteceu nessa nova moldura, e foi realizado em parceria com os educadores que participam do projeto. O início foi a partir da seleção de retratos fotografos durante a Virada Sustentável, que aconteceu no Parque da Juventude. Fechamos o projeto gráfico dessas fotos para que elas pudessem ser editadas durante a oficina ministrada por Sília Moan.

Projeto Gráfico:

  • Cropagem quadrada
  • Dessaturar (p&b)
  • Brilho e Contraste
  • Curvas

A ferramenta de cropagem se encontra na caixa de ferramentas. Já a função dessaturar, brilho e contraste e curvas está na barra superior, dentro de cores.

As fotos editadas serão apresentadas no próximo encontro.

  

6° contato
Em Julho - Edição de fotografia com o GIMP Em Julho o encontro foi iniciado com o pedido, dos participantes, de retomarmos a questão de camadas no GIMP. Todos escolheram duas fotos para criar sobreposições com a manipulação do modo de camadas, e passaram pelos seguintes passos:

- Abrindo arquivos: Na barra superior clicamos em Arquivo>>abrir>>e escolhemos a imagem. Devemos repetir o mesmo passo para abrir uma nova imagem. - Em seguida vamos, ainda na barra superior, em Selecionar>>tudo>>e clicamos em Ctrl+c - Depois vamos na tela da outra imagem que está aberta e clicamos em Ctrl+v - Feito isso, devemos, na barra superior, clicar em Camada>>para uma nova camada. Assim criamos uma camada para essa imagem que acabamos de colar. - Pronto! Agora, em barra de camadas, podemos mudar o MODO e sentir qual é o que corresponde ao nosso objetivo! Existem vários, como mutiplicar, saturação, e os participantes experimentam vários para entender qual é a função de cada um.

Após termos reforçado a questão de camadas no GIMP, seguimos o encontro com uma apresentação preparada pela oficineira dobre a produção de publicações editoriais experimentais. Foi definido, junto com os participantes do projeto Trecho 2.8, que o rumo dos próximos encontros será norteado pelo desenvolvimento de uma publicação sobre o Trecho 2.8 que integre linguagens analógicas e digitais, com o uso de outras tecnologias, como mimiografo e o software livre Inkscape.

7° contato
Em Agosto - Desenvolvimento de proposta de apresentacao do Trecho 2.8 para o projeto Vila Buarque exemplar utilizando o software livre de apresentacao Broffice e o software de manipulacao de imagem gimp com intuito de fazer o tratamento das imagens fotografadas da praca Vila Buarque.

8° contato
Em Setembro - Curadoria de fotos que os participantes tiraram durante a Virada Sustentável com objetivo de padronizar com as ferramentas do GIMP as imagens de acordo com o padrão traçado por cada participantes. Primeiro retomamos a inserção de um novo aquivo no GIMP, que é através do Arquivo>abrir. Em seguida entendemos como utilizar a guilhotina, ferramenta que está presente na caixa de ferramentas e tem como utilidade o crop da imagem em questão. Em seguida vimos como dessaturar a imagem e como inserir moldura. Também passamos por alguns filtros para que os que sentissem vontade de atribuir mais linguagens artísticas soubesse como fazer isso dentro do GIMP.

9° contato
Em Outubro - Apresentação do curta metragem Cores e Botas, que conta a história de uma menina negra que sonha em ser paquita, nos anos 80. Após a exibição fizemos uma discussão sobre a linguagem do curta e todos expressaram suas impressões sobre o curta. Em seguida foi apresentado o software que todos utilizaram para remixar o curta Cores e Botas: Kdenlive. A oficineira abordou a estrutura do software e como utilizar o monitor de clipe para decupar, a linha de tempo para construir a narrativa e o clipe de título para criar abertura. Os participantes decuparam, colocaram o material decupado na linha de tempo e adicionaram um clipe de título de abertura em suas produções. No próximo encontro cada um irá apresentar um vídeo com abertura e com suas fotos, em formato de portfólio audiovisual.

10° contato
Em Novembro - Roda de conversa sobre as fotos expostas durante a semana de artes do Trecho. Uma das participantes finalizou completamente uma foto, no GIMP, para a exposição. Os participantes trabalharam em cima dessas fotos para criar novas versões editadas no GIMP.

Cultura Digital e Arquitetura de Rede

O ponto possui um laboratório composto por 10 máquinas sob seguinte configuração:

  • HD 80 GB
  • Memória Ram 512 MB / 1GB
  • Processador Pentium 4HT 3.0 Ghz
  • Sistema operacional: Ubuntu

Arquitetura de Conteúdo

  • Editor de Apresentação
  • Web
  • Softwares Gráficos
  • Edição de vídeo

Lançamento de produção editorial contemplando produção de:

  • Cartaz de divulgação da exposição produzido com o Software Livre Inkscape
  • Catálogo impresso sobre a exposição produzido com o Software Livre Scribus
  • Catálogo digital sobre a exposição produzido com o Software Livre Scribus
  • Vídeo sobre o processo de produção da exposição produzido com o Software Livre Kdenlive
  • Fotografias da exposição editadas com o Software Livre GIMP

Localização

Trecho 2.8
Rua Rego Freitas, 464, São Paulo SP

(11) 3714 8158 / (11) 995691000 Coordenação: Donizete e Grácia | E-mail: contato@trecho2ponto8.com.br Site: [1]