Tecnologia na Escola

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 09h18min de 28 de janeiro de 2014 por Daniel (discussão | contribs) (→‎Produto 1)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Esta página pretende reunir informações, reflexões, experiências de apropriação de tecnologia nas escolas.


Como parte do resultado deste trabalho serão produzidos relatórios que serão encaminhados ao Ministério das Comunicações no sentido de propor integrações entre as políticas de inclusão digital do Minicom e de inserção de tecnologia na escola do MEC. Estes relatórios serão construídos em cinco etapas, que irão abordando o tema em diferentes escalas, sendo elas:

Produto 1

O que é? Documento técnico analítico sobre perspectivas de qualificação da educação a partir da apropriação da tecnologia por parte da direção das escolas da rede pública de ensino. Possibilidades de compartilhamento e apropriação da gestão pela comunidade escolar como um todo.

Para o desenvolvimento do Produto 1 espera-se:
Levantamento e sistematização de informações referentes à apropriação de tecnologia no que se refere à gestão da unidade escolar, a partir de estudos de caso, levando em conta o modo como a direção da escola utiliza a tecnologia para encaminhar suas demandas. Apontamentos sobre a apropriação tecnológica por parte da direção da escola.

Caracterização da relação da gestão escolar com Tecnologias da Informação e Comunicação. Levar em conta dois aspectos da gestão:

1º as relações de dentro pra fora da escola, inserção de dados, atualizações, manuseios e interações com plataformas do sistema de ensino, ligados às escalas municipais, estaduais e federais.

2º a relações de gestão interna a unidade escolar, atribuições, acompanhamentos, sistemas de avaliação, formações, disponibilidade de equipamentos ...

É importante ressaltar os aspectos ligados às perspectivas de dinamização, coletivização e compartilhamento da gestão que se consolidam a partir do uso TIC`s.

Aqui seria importante construir um info gráfico sobre as demandas da direção da escola, listando afazeres, rotinas, fluxos de informação, hierarquia, gestão, relação com APM, relação direta com pais, alunos, professores e funcionários. Planejamento escolar, plano político pedagógico...

Estudar o Ieducar - software de gestão escolar [1] [2]
Pensar multiplicação para tic's, apontar perspectivas nesse sentido para escolas municipais e estaduais, tais como: cursos de formação para
docentes, disciplinas dentro do currículo...

Produto 2

Documento técnico analítico sobre perspectivas de qualificação da educação a partir da apropriação da tecnologia por parte de educadores da rede pública de ensino. Possibilidades de produção e apropriação de material didático, a partir de experiências de uso da tecnologia dentro do ambiente escolar.

Produto 3

Documento técnico analítico sobre perspectivas de qualificação da educação a partir da apropriação da tecnologia por parte de educandos da rede pública de ensino. Possibilidades de atividades didáticas e da ampliação do envolvimento dos educandos na construção de um ambiente escolar mais democrático.

Produto 4

Documento técnico analítico com indicações para a construção de um ambiente virtual de base educativa, em que a convergência dos três vetores descritos nos documentos anteriores, sendo eles: direção, educadores e educandos indique os rumos para a apropriação tecnológica por parte da escola.

Produto 5

Documento técnico analítico com proposição de aproximação e integração entre a política de inclusão digital e educação básica, com indicação de práticas adequadas à apropriação tecnológica por parte das escolas públicas, levando em conta a diversidade regional e as atribuições dos dois Ministérios, que subsidie a construção de ações nesses espaços no âmbito do Programa Cidades Digitais.

Produto 6

Análise do uso de robótica

Produto 7

A prática de passeio, observação e tecnologia



Experiências: