Tecnologia na Escola

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 11h08min de 17 de abril de 2014 por Daniel (discussão | contribs) (→‎Produto 1)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Esta página pretende reunir informações, reflexões, experiências de apropriação de tecnologia nas escolas.


Como parte do resultado deste trabalho serão produzidos relatórios que serão encaminhados ao Ministério das Comunicações no sentido de propor integrações entre as políticas de inclusão digital do Minicom e de inserção de tecnologia na escola do MEC. Estes relatórios serão construídos em cinco etapas, que irão abordando o tema em diferentes escalas, sendo elas:

Produto 1

O que é? Documento técnico analítico sobre perspectivas de qualificação da educação a partir da apropriação da tecnologia por parte da direção das escolas da rede pública de ensino. Possibilidades de compartilhamento e apropriação da gestão pela comunidade escolar como um todo.

Para o desenvolvimento do Produto 1 espera-se:
Levantamento e sistematização de informações referentes à apropriação de tecnologia no que se refere à gestão da unidade escolar, a partir de estudos de caso, levando em conta o modo como a direção da escola utiliza a tecnologia para encaminhar suas demandas. Apontamentos sobre a apropriação tecnológica por parte da direção da escola.

Caracterização da relação da gestão escolar com Tecnologias da Informação e Comunicação. Levar em conta dois aspectos da gestão:

1º as relações de dentro pra fora da escola, inserção de dados, atualizações, manuseios e interações com plataformas do sistema de ensino, ligados às escalas municipais, estaduais e federais.

2º a relações de gestão interna a unidade escolar, atribuições, acompanhamentos, sistemas de avaliação, formações, disponibilidade de equipamentos ...

É importante ressaltar os aspectos ligados às perspectivas de dinamização, coletivização e compartilhamento da gestão que se consolidam a partir do uso TIC`s.

Aqui seria importante construir um info gráfico sobre as demandas da direção da escola, listando afazeres, rotinas, fluxos de informação, hierarquia, gestão, relação com APM, relação direta com pais, alunos, professores e funcionários. Planejamento escolar, plano político pedagógico...

Estudar o Ieducar - software de gestão escolar [1] [2]
Pensar multiplicação para tic's, apontar perspectivas nesse sentido para escolas municipais e estaduais, tais como: cursos de formação para
docentes, disciplinas dentro do currículo...

Proposta de estrutura para o documento 1
1 - Introdução

Apresentação das intenções e dos caminhos da pesquisa

2 - Opções Metodológicas

Apontamentos sobre as escolhas metodológicas, os recortes e o campo de análise

3 - Caracterização da Função da direção

Descrição das funções da direção e suas relações com os demais setores da escola

4 - Relação com TIC's e Direção

Apresentação de experiências e análises

Veja aqui o Produto 1 Arquivo:Produto1.pdf

Produto 2

O que é Documento técnico analítico sobre perspectivas de qualificação da educação a partir da apropriação da tecnologia por parte de educadores da rede pública de ensino. Possibilidades de produção e apropriação de material didático, a partir de experiências de uso da tecnologia dentro do ambiente escolar.

Para o desenvolvimento do produto 2 espera-se:

Levantamento e sistematização de informações referentes à apropriação de tecnologia no que se refere à atividade docente, a partir de estudos de caso, levando em conta a disponibilidade de equipamentos de informática, espaço físico e de conteúdos à disposição dos educadores. Observação e análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no espaço pedagógico, envolvendo material pedagógico, dinâmicas em sala e no laboratório de informática, assim como demanda de atividades extra classe e o planejamento letivo. Apontamentos sobre a apropriação tecnológica por parte dos educadores.

Caracterizar o uso de tecnologia em duas frentes:

1º Uso de tecnologia por parte dos docentes para planejar e preparar as atividades didáticas;

2º Uso de tecnologia por parte dos docentes na execução das atividades didáticas;

Proposta de estrutura para o documento 2

Parte 1 - Introdução

Contextualização da relação entre apropriação tecnológica e a atividade docente

Parte 2 - Relatos de casos

Apresentação de casos de apropriação tecnológica por docentes no desenvolvimento de suas atividades

Parte 3 - Relação entre TIC's e Docentes

Análises e apontamentos sobre as experiências relatadas

Produto 3

Documento técnico analítico sobre perspectivas de qualificação da educação a partir da apropriação da tecnologia por parte de educandos da rede pública de ensino. Possibilidades de atividades didáticas e da ampliação do envolvimento dos educandos na construção de um ambiente escolar mais democrático.

Produto 4

Documento técnico analítico com indicações para a construção de um ambiente virtual de base educativa, em que a convergência dos três vetores descritos nos documentos anteriores, sendo eles: direção, educadores e educandos indique os rumos para a apropriação tecnológica por parte da escola.

Práticas que valem ser analisadas:
Análise do uso de robótica
A prática de passeio, observação e tecnologia

Produto 5

Documento técnico analítico com proposição de aproximação e integração entre a política de inclusão digital e educação básica, com indicação de práticas adequadas à apropriação tecnológica por parte das escolas públicas, levando em conta a diversidade regional e as atribuições dos dois Ministérios, que subsidie a construção de ações nesses espaços no âmbito do Programa Cidades Digitais.

Referências

Experiências:

Políticas Públicas

Sistemas e plataformas digitais voltados para a educação