Tutorial Básico de GIMP

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 13h01min de 27 de janeiro de 2012 por Felipecabral (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Softwares graficos lateral.png

Os Softwares Gráficos, ou softwares de edição de imagem, como popularmente podem ser conhecidos, são ferramentas que podem ajudá-los no processo de criação, re-criação, restauração, retoque, colorização e fusão de imagens. Uma das ferramentas mais poderosas de edição de imagem é o software livre GIMP. Com este software podemos retocar fotos envelhecidas, colorizar fotos em preto e branco, retocar estrias, rugas, criar pequenas animações, fazer fusão de várias imagens diferentes.

Vamos ver a potencialidade deste software?

A partir de uma única foto, fizemos múltiplas transformações com o software de edição de imagens, GIMP. Observe as duas imagens abaixo. A primeira está envelhecida, foi corroída pelo tempo; a segunda foi tratada, restaurada com a ferramenta de clonagem presente no GIMP.

MutiraoDigital soft graficos foto deteriorada.png MutiraoDigital soft graficos foto restaurada.png

As fotos abaixo podem ser colorizadas de maneiras diferentes. Nesse caso, utilizamos a ferramenta de vetores para fazermos a seleção, criamos outras diversas camadas, aplicamos cor e uma textura ao fundo. Podemos aplicar diferentes cores e, também, modificar cores já existentes. A foto C foi apenas colorizada, sem a inserção de uma textura ao fundo. Observe que a imagem D possui uma textura de madeira que foi aplicada ao fundo da foto.

MutiraoDigital soft graficos foto colorizada2.png MutiraoDigital soft graficos foto colorizada1.png


Na figura abaixo, mudamos a textura do fundo e fizemos uma distorção utilizando um filtro, criando uma espécie de caricatura a partir do original.

MutiraoDigital soft graficos ilustracao3.png


Nós também podemos criar múltiplas figuras, fazendo fusões de uma mesma imagem ou de diferentes imagens. Aqui, no caso, estamos fazendo fusão a partir de uma única imagem. Podemos, também, criar diversos efeitos e trabalharmos com textos e fontes. O gimp não é o programa ideal para diagramar textos, mas para criar efeitos com imagens e textos é um dos mais poderosos softwares.

Imagem:MutiraoDigital_soft_graficos_fotomesclada.png

Abaixo há o exemplo de uma animação em gif, feito com diversas camadas no GIMP e que pode também ser utilizada como recurso em páginas webs, vídeos e filmes.

MutiraoDigital soft graficos animacao.gif

Vídeo Aulas

OGIMP é um site com tutoriais, exercícios, atividades e notícias relacionadas ao GIMP. Você pode ter acesso em http://www.ogimp.com.br. Também pode aprender mais sobre GIMP no video-curso abaixo.

  • Vídeo Aula GIMP - Aula 1 – Introdução

Nesta aula, vamos aprender um pouco sobre o significado da palavra GIMP, conhecer o site dos desenvolvedores e a interface básica do programa.

  • Vídeo Aula GIMP - Aula 2 - Navegação

Nesta aula, vamos aprender as ferramentas básicas de navegação no GIMP: como trabalhar com zoom, se movimentar pela tela de pintura, janelas e uma breve introdução sobre camadas (layers).


  • Vídeo Aula GIMP - Aula 3 - Ferramentas

Nesta aula, vamos aprender algumas ferramentas disponíveis no GIMP. Trabalharemos com as 4 ferramentas de seleção, modos de substituição, adição, subtração e intersecção.


  • Vídeo Aula GIMP - Aula 4 - Ferramentas 2 - Parte A.

Nesta aula, vamos aprender mais algumas ferramentas disponíveis no GIMP. Veremos alguns recursos avançados nas ferramentas de seleção e preenchimento, como rotacionar, redimensionar, inverter, mover, além de trabalhar com perspectiva e gradiente.


  • Vídeo Aula GIMP - Aula 4 - Ferramentas 2 - Parte B.

Nesta aula, vamos aprender um pouco mais sobre as ferramentas de desenho e pintura. Utilizaremos o lápis, pincel, caneta, borracha e aerógrafo.


  • Vídeo Aula GIMP - Aula 5 - Ferramentas 3

Nesta aula, vamos aprender um pouco mais sobre as ferramentas de desenho e pintura. Utilizaremos o lápis, pincel, caneta, borracha e aerógrafo.


  • Vídeo Aula GIMP - Aula 6 - Retoques

Nesta aula, vamos aprender a aplicar alguns retoques em imagens como trabalhar com remoção de pintas, manchas e marcas d'água.


  • Vídeo Aula GIMP - Aula 7 - Cores

Nesta aula, vamos aprender a trabalhar com cores e faremos ajustes com curvas de brilho e contraste.


  • Vídeo Aula GIMP - Aula 8 - Camadas

Nesta aula, vamos aprender um pouco mais sobre as camadas (layers). Criação e remoção de camadas e como trabalhar com diversas camadas. Também veremos uma breve introdução sobre mistura de camadas com opacidade variada.


  • Vídeo Aula GIMP - Aula 9 - Filtros

Nesta aula, vamos conhecer alguns dos mais comuns filtros do GIMP e introdução a scripts no GIMP.