Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Instalação

De Pontão Nós Digitais
Revisão de 03h22min de 16 de outubro de 2011 por V1z (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Ubuntu-logo.png

Ubuntu é uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux baseado na distribuição Debian, sendo uma das distribuições GNU/Linux mais populares e amigáveis. É patrocinado pela Canonical Ltda.

O Ubuntu diferencia-se do Debian por ser lançado semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos dezoito meses seguintes ao lançamento de cada versão (em inglês) e pela filosofia em torno de sua concepção.

A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser constituída totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa.

A Comunidade Ubuntu ajuda-se mutuamente, não havendo distinção de novatos ou veteranos; a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independentemente do nível de dificuldade. Os fãs do Ubuntu são conhecidos como ubuntistas, ubunteiros ou ubunteros.

Vamos a instalação!

Requisitos Mínimos do Computador

As seguintes configurações são requisitos mínimos do computador requeridos para instalação do Ubuntu 9.10:

  • Processador: 700MHz;
  • Memória RAM: 512MB;
  • Disco: 4GB;
  • Placa Gráfica: qualquer placa gráfica (funcionamento do sistema de efeitos visuais poderá estar condicionado conforme a placa gráfica).


Como requisitos mínimos recomendados, ou seja, requisitos para ter o seu Ubuntu funcionando em perfeitas condições, recomenda-se as seguintes características:

  • Processador: 1.2GHz;
  • Memória RAM: 1GB;
  • Disco: 15 GB (espaço suficiente praticamente para ter todos os programas que quer);
  • Placa Gráfica: De preferência nVidia (porque tem bons drivers) e, para ter todas as capacidades dos efeitos visuais deve ter no mínimo uma Geforce6, no entanto, o funcionamento de uma geforce4, chega para os efeitos visuais comuns. Quanto à ATI, recomendo no mínimo um R300. Quanto aos utilizadores da excelente placa gráfica integrada Intel, qualquer uma superior à GMA 3000 terá bons resultados, aliás nem será preciso instalar drivers!

Download

Faça o download da imagem do cd e/ou DVD do Ubuntu 9.10 e grave em uma mídia. Você pode baixar toda imagem de uma vez ou via torrent.

Instalação

<video type="youtube" id="9JSqWqSyMIw" width="270" height="203" desc="Vídeo-aula Instalação do Ubuntu 9.10 Karmic Koala" frame="true" position="right" size="full" allowfullscreen="true"/>

Ubuntu-linux.png

Veja na vídeo-aula ao lado como é fácil e rápido instalar o Ubuntu em seu computador.
















5 Razões que fazem do Ubuntu 9.10 um sistema excelente!

Segurança

Os sistemas GNU/Linux possuem uma arquitetura que inibe a ação de vírus e malwares. Compostos com conceito de usuário comum e super usuário, estes sistemas inviabilizam a ação de programas maliciosos, o que faz do Ubuntu, assim como de todos os sistemas GNU/Linux, livre de Vírus!

Preço

O preço do Ubuntu é... Zero. Basta baixá-lo, instalar e começar a usar.

Fácil atualização

O Ubuntu possui um sistema de verificação de atualizações e avisa o usuário todas as vezes que novas versões dos programas forem lançadas, dando a opção de baixá-las automaticamente.

Compatibilidade de Hardware

O Ubuntu é capaz de lidar com praticamente qualquer hardware disponível no mercado. Existem alguns itens específicos, em particular algumas placas gráficas e chipsets, para os quais será necessário baixar um driver adicional para poder obter o melhor desempenho gráfico possível. Existem também algumas placas de captura de audio e tables para desenho que não possuem compatibilidade com o sistema, portanto se sua intenção é montar uma máquina para edição multimídia, pesquise sobre a compatibilidade do sistema com o equipamento que pretende adquirir.

Aplicativos

  • Precisa de um editor de fotos e imagens bitmap? No Ubuntu você pode usar o GIMP!
  • Precisa de um editor imagens vetoriais? No Ubuntu você pode usar o Inkscape!
  • Precisa de uma suite de escritórios, com editor de texto, editor de planilhas, editor de apresentações de slides? No Ubuntu você pode usar a suite BrOffice ou OpenOffice!
  • Quer um cliente de e-mail? O Ubuntu oferece o Evolution, um dos melhores utilitários de e-mail já desenvolvidos!
  • Quer um navegador rápido e seguro? Com suporte a vídeos .ogv e .ogg? No Ubuntu você tem o Firefox!
  • Precisa fazer backup do seu PC? O Ubuntu proporciona um serviço online, o Ubuntu One, com 2 GB de capacidade disponível (gratuito) e 50GB no serviço pago!
  • Caso necessite de uma ferramenta que não tenha vindo com a distribuição, basta visitar o Ubuntu Software Center, a “loja” do Ubuntu. As aspas estão aí porque tudo o que está lá é gratuito.