Auto-completar com bash completion

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

O bash_completion é um script que contém rotinas para auto-completar parâmetros para os principais comandos. Nativamente, o próprio bash já auto-completa algumas coisas como nome de comandos, nome de arquivos, nome de usuários, entre outros. Essa complementação é feita utilizando a tecla TAB. Ao pressionar essa tecla, o bash tenta completar o restante do comando. Caso haja mais de uma opção para completar, após um segundo TAB, o bash imprime na tela os complementos possíveis. Por padrão, os usuários não têm o uso do bash_completion ativado. Para ativar, basta usar o seguinte comando:

$ . /etc/bash_completion


O "." é usado para carregar o arquivo /etc/bash_completion no shell. Caso você não encontre o arquivo, investigue se sua distribuição não está usando o arquivo em outro diretório. Perceba que carregando o bash_completion dessa forma, ele só terá validade durante a sessão atual, ou seja, até o usuário fechar o shell. Para ativar o bash_completion automaticamente, basta inserir o comando acima ao final de dois arquivos de configuração do usuário: ~/.bash_profile e ~/.bashrc. Para o root, insira no arquivo ~/.profile.
Se o bash_completion não estiver instalado no seu sistema, você pode baixá-lo diretamente do site do desenvolvedor e instalá-lo: http://www.caliban.org/bash/index.shtml#completion

Em sistemas de base Debian também é possível fazer de outra maneira. Edite o arquivo /etc/bash.bashrc

# nano /etc/bash.bashrc

Descomente as seguintes linhas:

# enable bash completion in interactive shells
# if [ -f /etc/bash_completion ] && ! shopt -oq posix; then
#    . /etc/bash_completion
# fi


# enable bash completion in interactive shells
if [ -f /etc/bash_completion ] && ! shopt -oq posix; then
   . /etc/bash_completion
fi


Fonte Guia do hardware