Casa de Cultura Tainã - Campinas

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

Dsc00170.jpg
Foto06.jpg

A Casa de Cultura Tainã é uma entidade cultural e social sem fins lucrativos fundada por moradores da Vila Castelo Branco e região em 1989 como nome de Associação de Moradores da Vila Castelo Branco e, mais tarde, através de um concurso, foi escolhido o nome de Casa de Cultura Tainã que hoje fica na Vila Padre Manoel da Nóbrega região noroeste do município de Campinas, SP.

Sua missão é possibilitar o acesso à informação, fortalecendo a prática da cidadania e a formação da identidade cultural, visando contribuir para a formação de indivíduos conscientes e atuantes na comunidade.

A Casa de Cultura Tainã apresenta-se, hoje, como uma das poucas opções de ação comunitária efetiva, sendo reconhecida como a única referencia cultural numa região onde se registram todos os tipos de carências, resultantes da falta de políticas sociais que assegurem a sobrevivência e a qualidade de vida de crianças e jovens. Ela atende hoje em média 450 crianças e adolescentes/mês e 1.350 pessoas indiretamente através de atividades, oficinas e shows realizados fora da entidade.

A região de atuação da Casa de Cultura Tainã compreende uma área de concentração populacional de aproximadamente 50.000 habitantes distribuídos em quatro vilas populares das regiões sul e noroeste. Caracterizada como "o outro lado da cidade", a área possui cerca de 500.000 pessoas em sua linha de extensão, abrigando grande parte da população negra do município.

Além deste projeto, a Casa de Cultura Tainá tem mais quatro áreas:

  • Nação Tainã
  • Fábrica de Música
  • Lidas e Letras
  • Projeto Tambor Menino
  • Projeto Orquestra Tambores de Aço

Contatos & Visitas

1° contato


Cultura Digital e Arquitetura de Rede

Localização

Casa de Cultura Tainã
Endereço: Rua Inhambu, nº 645 - Praça dos Trabalhadores, Vila Padre Manoel da Nóbrega
Campinas/ SP -CEP: 13060-280
Telefone: (19) 3228-2993
Coordenadenação: Antônio Carlos Santos Silva | E-mail: taina@mocambos.net / tainart@yahoo.com.br
Site 1: http://griot.ourproject.org
Site 2: http://www.tamboresdeaco.org.br
Site 3: http://www.taina.org.br

Localização in Google Maps: MAPA