Conhecendo o RdBiblio

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
____________________ação_______________
___________________locução_______________________
____________________Imagem_______________________
Enquanto o locutor apresenta a Estrutura da Biblioteca do Rivendell o operador vai abrindo o módulo RdBiblio:
A Biblioteca do Rivendell consite num conjunto de objetos chamados cartões . Um cartão é um
container de dados que possuim um ou mais pedaços de áudio (chamados de cartões de áudio) ou comandos macro do sistema (chamados de cartões macro) .
Rdbiblio1.png

Um cartão é a peça fundamental
na qual é construída a programação no Rivendell, assim sendo, eles são os menores objetos ou
'átomos' que as interfaces externas (como softwares de tráfego e schedulers musicais) podem ver.


Rdbiblio2.png
O ponteiro vai indicando onde se localiza o que locutor esta falando
Vários e importantes atributos dos cartões podem ser observados nesta janela. O Primeiro é

o número do cartão. Cada cartão na Biblioteca é assimlilado a um único número quando este é criado. Estes números variam do 000001 ao 999999, é são prim ordialmente as referências que tanto o Rivendell quanto os sotwares externos (como softwares de tráfego e schedulers musicais) usam para se referir a um cartão. Muito frequentemente, estabelecimentos têm regras específicas quanto a estas assimilações de diferentes tipos de materiais (comerciais, promocianais, músicas, comandos macro) aos aos números. Cobriremos esta parte em detalhes quando falarmos dos Grupos Imediatamente à esquerda do número do cartão existe um ícone que indica o tipo de cartão (música ou macro). Logo à direita do número, temos um média da duração do cartão. Com exceção de quando usamos a função de timescaling (nestes casos, a indicação estará em numerias azuis) . Este valor é calculado automaticamente pelo Sistema.

Rdbiblio2.png
O operador escolhe um cartão e clica em "editar" e depois segue apontando a localização dos assuntos esplicados na locução
Na parte superior da caixa

de diálogo temos os dados básicos do cartão. O significado da maioria destes campos é razoavelmente evidente mas alguns campos merecem destaque:

  • Forçar Duração ­– Quando selecionado, indica que modificação na duração

(timesaling) deve ser aplicada a este cartão quando executado no RaDAr, isto significa que o cartão irá ao Ar com a duração indicada pelo campo Forçar Duração, ao invés da duração original do arquivo de áudio. Este recurso deve ser implementado com cautela nos estabelcimentos, pois existem limites na porção que este arquivo pode ser modificado, além de apenas alguns tipos de placas de som dão suporte a este recurso.

  • Grupo – Este menu com rolagem que define a que grupos os cartões pertencem.

O Administrador do Sistema define a lista de grupod disponíveis para cada usuário.

  • Uso Genérico – Como o nome indica, este campo não t


Metade de sua parte inferior, mostra uma lista de Conteúdos que o cartão contém.

Cada cartão de áudio pode conter um ou mais conteúdos. Um Conteúdo no Rivendell é um arquivo de áudio, de alguma forma análago a uma faixa de um CD, por exemplo. Até 999 Conteúdos podem existir dentro de um simples cartão. Cada linha na lista de Conteúdos contém informações sobre o conteúdo, incluindo:

  • Descrição – Um nome arbitrário, adefinido pelos usuários para ajudá­los a saber

do que se trata tal arquivo.

  • Duração – O nome já o define. Este campo é automaticamente preenchido pelo

sistema.

  • Última vez executado – A última data e hora que o conteúdo foi executado pelo

módulo RaDAr. Muito útil para organização.

  • Ao Ar – O número total de vezes que um conteúdo foi ao Ar pelo módulo

RaDAr.

  • Origem – O nome do Cliente em que o Conteúdo foi gravado ou importado,

juntamente com sua data e hora de origem.

  • Mensagem – Um campo com uso definido pelos usuários. Importante notar que o

texto inserido nos é mostrado na lista do RaDAr quando este conteúdo é executado.


Rdbiblio4.png
Depois o operador acrescenta um novo cut (conteudo no mesmo cartão) e abre ele para edição com dois cliques
Basicamente, a parte superior da caixa de diálogo serve parara editaros variados

parâmetros, a parte do meio serve para editarmos as permissões de execução do conteúdo e a parte inferior é um gravador que pode ser usado tanto para gravar um novo áudio no sistema quanto para ouvirmos alguma gravação ou áudio importado que já se econtre lá

Cada Conteúdo no Rivendell pode ter permissões baseadas em três parâmetros.

  • Horário e Data Absoluto, de Início e Término
  • Horário Relativo de Início e Término
  • Dias da Semana

Por padrão, cada novo conteúdo criado não tem permissões pré­determinadas, ou seja, ele está prontos para ir ao Ar a qualquer hora e dia, pelo módulo RaDAr. Clicando no botão Habilitado no campo Hora Data/Hora, um horário e data absoluto pode ser estabelecido, assim sendo, o conteúdo não poderá ser executado nos dias e no horário fora da faixa especificada. Já clicando no botão Horas, selecionamos os horários permitidos relativos aos dias já especificados no campo anterior (Hora Data/Hora). Os conteúdos assim organizados, terão permissão de execução no módulo RaDAr, somente dentro da faixa de dias e horários especificados. Finalmente, selecionando e desselecionando as caixas Dias da Semana, conteúdos são permitidos para execução somente naqueles dias. Cada parâmetros de permissão pode ser usados independentemente ou em combinação com os outros dois. Por exemplo, um conteúdo com a caixa de 'Segunda' desselecionada, não irá ao Ar às segundas, independentemente das outras permissões. É importante ressaltar que as regras de permissões s'são consideradas para execução através do módulo RaDAr. Você ainda poderá ouvir e executar o áudio sem limitações nos outros módulos do Rivendell.

A terceira parte da janela de propriedades de um Conteúdo é usada tanto para gravar quanto para ouvir áudio. Para ouvir um conteúdo, simplesmente pressone o botão de tocar (trinagular). O botão se iluminará, teremos áudio sendo executado e mostrado no medidor imediatamente. O áudio será executado até seu fim, ao menos que você pressione o botão de parar (quadrado) ou feche a janela de propriedades. Para gravar num conteúdo, primeiro confira no menu Canais, se o número certo de canais está selecionado, depois pressione o botão gravar (redondo). Se o conteúdo já conter algum áudio, o sistema te perguntará se desja sobreescrever aquele arquivo, após isso, o botão de gravar estará iluminado e o botão de 'play' estará piscando, indicando que está tudo pronto. Cheque o volume de sua gravação (canal ou canais de entrada) está correto: Picos de volume na faixa amarela é um ótimo sinal. Até agora, nada foi gravado. Temos duas opções para começar a gravação: manualmente, apertando o botão 'play' ou podemos usar mudar no Modo de Gravar, para VOZ (abreviação de ativação por Voz). Neste modo, a gravação começara automaticamente assim que o sistema perceber um certo nível de áudio (este nível pode ser configurado pelo adminstrador do Sistema). Uma vez iniciada, a gravação continuará até o botão 'stop' for pressionado ou se a máxima duração de gravações manuais for atingida (também configurado pelo Administrador do Sistema). Assim que parada, se a função Auto­Corte for acionada, marcadores de início e término já estarão presentes no áudio dentro do conteúdo. (Abordaremos em detalhes os Marcadores, quando chegarmos na seção 'Editar Marcadores')

Rdbiblio4 2.png
Depois o operador fecha o editor de propriedades dos conteúdos e abre a caixa de importação/exportação
Selecione o arquivo que você deseja importar ­ ou escrevendo seu caminho e nome no campo

Nome de Arquivo, ou clicando em Selecionar, para abrir um navegador de arquivos. Podemos importar no Rivendell, os seguintes tipos de arquivos:

  • Microsoft WAV (*.wav) – Both PCM16 and MPEG supported
  • MPEG (*.mp1, *.mp2, *.mp3)
  • OggVorbis (*.ogg)
  • Free Lossless Áudio Codec [FLAC] (*.flac)

O próximo passo é ajustar o número de canais de seu arquivo (1 ou 2). Os controles Normalizar e AutoCorte já aparecerão em valores padrões (ajustados pelo administrador de seu Sistema) e raramente deverão ser modificados pelos usuários. Quando o Normalizar está selecionado, o arquivo de áudio importado terá seu picos ajustados àquele volume. O AutoCorte faz exatamente a mesma coisa que na função de gravação (ver seção 3.0.1.3, 'Gravando e Ouvindo um Conteúdo na função de Gravação' pra maiores detalhes) Finalmente, aperte o botão Importar. Uma barra de progresso te indicará a porcentagem do processo de importação, seguido por uma janela de popup anunciando que foi completada a

Rdbiblio5.png
Opós, o operador entra na sessão de extração de CDs
Para extrair áudio direto de um CD para um Conteúdo, novamente abrimos o Cartão desejado,

escolhemos o conteúdo na lista e clicamos no botão Extrair CD, abrindo o diálogo de Extração de CD Insira um CD na bandeja. Depois de alguns segundos, a lista de faixas deve aparecer na área Faixas . Se o administrador do Sistema habilitou algum Serviço de procura de meta­dados de Músicas de CDs (Como FreeDB, por exemplo) os nomes das faixas aparacerão também. Ajuste os controles de Canais, Normalizar e Auto­Corte (veja seção 2.1.0 para mais detalhes sobre o uso destes controles). Em seguida, selecione a Faixa que deseja extraire pressione o botão Extrair Faixa. Agora a Faixa será extraída para o Conteúdo e uma barra de progresso te informará sobre o processo. Quando a extração se completar, uma janela pop up de informará. Se o Serviço de procura de meta­dados em CDs foi habilitad, o nome da faixa, do álbum e do artista estarão automaticamente nestes campos do Cartão, contanto que você selecione Aplicar valores dos metadados ao Cartão, antes de fechar a caixa de diálogo.

Rdbiblio9.png
Por último o operador fecha esta caixa e abre o item "Editar Marcadores"
A janela é dividida a grosso modo, em três áreas: A área da “forma de onda”, na parte

superior, formada pela área que nos mostra a forma de onda em si e também nos mostra os botões Amplitude e Tempo; Os controles de transporte, formados pelos botões de Tocar, Parar, Pausar e Loop, juntamente com o medidor de áudio; e por último, temos a área dos Marcadores, na parte inferior, que consiste nos controles de seleção e posição dos diferentes Marcadores. É possível realizar 'zoom­in' na forma de onda de várias formas, clicando nos botões Amplitude e Tempo. Por padrão, a forma de onda é mostrada em um completo 'zoom out', nos mostrando a duração toda do arquivo de áudio. Os botões Ir Para podem ser usados para rapidamente 'pularmos' para o ponto onde o cursor se encontra, para o Início e para o Fim do arquivo. O arquivo de áudio pode ser executado de duas formas: Clicando no botão 'Tocar do Ponto' de sua extrema esquerda (com hastes ao lado da flecha), logo após clicar no local da Forma de Onda que desejamos, indicando onde começará a execução, ou, clicando no botão tradicional de 'Tocar', que executará o arquivo de acordo com sua Marcação de Início (Assim como este Conteúdo seria executado pelo RaDAr). Clicando no botão 'Pausar' enquanto o arquivo é executado, fará com que o áudio pare e visualizemos uma linha preta no local de pausa, enquanto o botão 'Parar' fará com que o arquivo de áudio retorne a sua posição original. Ao clicar no botão 'Loop' o arquivo será executado uma vez após a outra até que cliquemos em 'Pausar' ou 'Parar', logicamente. Podemos também usar o atalho 'barra de espaço' de nosso teclado, que sempre executará o botão 'Tocar do Ponto'. Para ajustar os marcadores, clique no botão de um deles, com o áudio parado, e em seuguida clique no local da Forma de Onda onde ele deve ser colocado. (NOTA: Com a execção dos marcadores FadeUp e FadeDown, todos os marcadores no Rivendell são assimilados em Pares, ou seja, ajustando um dos marcadores do Par, o outro é assimiliado automaticamente).

Rdbiblio6.png



Proximos passos: adequar melhor a locução à apresentação em vídeo, deixando mais dinâmico o vídeo. Minutar cada parte.


"licenciado sob a CC-By-NC-SA"