Debian

De Pontão Nós Digitais
Debian-desktop.png

Debian é uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux mantida por um grupo de voluntários de diversos países do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projeto GNU, é usualmente chamado Debian GNU/Linux, mas este sistema já vem empacotado também com muitos outros pacotes de base-gráfica, tais como kde, xfce, entre outros. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado Apt, que permite: atualizações relativamente fáceis a partir de versões antigas; instalações quase sem esforço de novos pacotes e remoções limpas dos pacotes antigos. Atualmente o Debian Stable se encontra na versão 7.0, codinome "Wheezy", mas sua versão 8.0 já se encontra como Release Candidate para lançamento breve.

Outras características interessantes do Debian é seu suporte há mais de 10 arquiteturas de processadores, além de ter seus mais de 37500 pacotes pré-compilados para três tipos de kernel (Linux, BSD e GNU Mach), quando normalmente as distribuições dão suporte há duas arquiteturas (Intel e AMD64) e um kernel (Linux). Isso reafirma um dos princípios do Debian em ser universal.

Você poderá encontrar muitas informações e diversas isos para download no site oficial da distribuição (https://www.debian.org) ou mesmo na wiki da comunidade debian do Brasil (http://wiki.debianbrasil.org).

Empacotamento de pacotes Debian

Tutoriais