Entrevista Chico

De Pontão Nós Digitais

Apresentação

  • Qual seu nome? Idade? Profissão?

Francisco dos Santo Ekman Simões

  • Qual é a sua formação?

Bacharel em Comunicação Especialista em imagem e som pela UFSCar Formação complementar:

    • Curso de formação de Tutores (SEaD-UFSCar)
    • Experiência com Software e Hardware livre
    • Experiência com Maracatu de Baque Virado
  • Quais atividades vinculadas à educação você desenvolve atualmente?

Curso de formação de professores em Cultura Digital Livre. Manutenção do servidor Sonhos na EMEB Moruzzi

Visão de TIC'S

  • Você tem alguma formação, já participou de cursos ou oficinas, na área tecnológica? Qual?

Além dos descritos na formação, participei de cursos e encontros sobre software livre.

  • Como você utiliza TIC'S no seu dia a dia?

Praticamente o tempo todo (rs). Além do dedicado à comunicação pessoal meu trabalho envolve a produção e publicação de conteúdo em redes de computadores. Então uso para me comunicar e no trabalho.

TIC'S e Educação

  • Como você vê a relação entre TIC'S e Educação?

Esta pergunta é bem ampla. Do ponto de vista da escola, onde tenho estado,o uso recursos tecnológicos desperta a participação dos alunos na aula e aos conteúdos. A educação na escola esta afastada do cotidiano da maioria das pessoas no que diz respeito a TICs. Por outro lado, as TICs proporcionaram uma inédita e recente fase da educação, com a produção e publicação de conteúdo de todos para todos. Colocando-nos num novo paradigma da educação e da comunicação. Em rede e coletivamente

  • Relate sua experiência de envolvimento entre TIC'S e Educação.

Fui facilitador em cursos de formação de professores em Linux nos computadores da escola. Iniciamos com investigação dos recursos da escola e oferecemos um curso para multiplicadores sobre o sistema e recursos de hardware que a escola possui. A partir de então acompanhei a utilização dos recursos (netbooks, radio, webcams); Paralelamente configurei um servidor interno, na escola, como plataforma de pesquisa e publicação de conteúdos. Blog, Wiki e Moodle, com funcionários e alunos inscritos.

  • Apresente Principais avanços e dificuldades na sua experiência.

Os computadores foram para as mãos dos alunos. Por enquanto com alguns professores, mas aumentando a cada tempo, na medida em que vão se tornando mais confiantes nas tecnicas. A Estrutura lógica desproporcional à demanda faz a coisa andar muito mais lentamente. Interrupção e lentidão desarticulam o processo constantemente.

  • Aponte caminhos e possibilidades de melhoria na relação TIC'S e Educação.

TICs dependem de uma Infraestrutura Lógica funcional e corretamente dimensionada para seu propósito. O uso de TICs na escola precisa de bom planejamento e cuidado com esta infra. Mas o principal caminho para a coisa funcionar, na minha opnião, é investir na formação de tecnicos que atuem nas escolas cuidando e adequando esta infra para cada caso. Seria importante que estes técnicos formassem um banco de soluções e informações para que as ações se conectassem em rede, onde o conhecimento desenvolvido em um canto fosse aproveitado em outro canto

  • Você conhece alguma política pública que lida com a relação TIC'S e Educação?

Sim, algumas... Pro-info, Linux Educacional, Mais Educação - Rádio, e mais alguns softs do portal do software público

  • O que uma política pública deveria fomentar neste sentido?

Para mim o caminha vai no sentido de criação de laboratórios de informática que contem com pessoas capacitadas na gestão de equipamentos e TICs. Pessoas na responsabilidade de tocar estes LABs. E estímulos, como olimpíadas, capacitação de professores, prêmios de criação, festivais inter-escolas e etc... Ações que ajudem a extimular escolas e funcionários a enfrentar o desafio de unir TICs e educação.