Inkscape - utilizando arquivos .cdr

De Pontão Nós Digitais

Abrir arquivos .cdr no Inkscape é possivel? Sim é possivel , porque? Porque desde a versão 0.47, com o Uniconvertor, o Inkscape já aceita esse tipo de formato. o fim da ultima barreira.

Na verdade voce tem que instalar um pacote chamado Uniconvertor, no linux esta nos repositorios oficiais atualmente então é so dar o comando:

 # apt-get install python-uniconvertor

No Arch Linux esta no repo Community, o comando:

 # pacman -S uniconvertor

Obs; É importante dizer que pode rola alguns imprevistos, por exemplo se não tiver as mesmas fontes instaladas o ink vai substituir, pode acontecer deformações com os degrades também, no mais é tranquilo.No geral quando presciso fazer essas conversões para as graficas salvo o arquivo em svg plano, que o corel abre normalmente e é exatamente aqui a questão; software proprietarios criam um padrão fechado de codigo, para o software proprio o que acarreta no mito dos opensource não serem confiaveis, sem conta que desda forma te obriga a comprar a versão mais recente ja que ele mesmo não abre arquivos de versões anteriores. O Inkscape tem como padrão codigos abertos o que no dia-a-dia possibilita uma maior forma de circulação dos projetos criados, logo a difusão da Arte Grafica como algo simples e acessivel ja que não se "paga" nada por ele.