Instalação Symphony

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

A instalação do Symphony é simples e rápida.

Passo 1 – Verificar requerimentos do servidor

Os requisitos mínimos do servidor são:

- PHP 5.2 ou acima;
- Módulo PHP's LibXML, com a extensão XSLT ativada;
- MySQL 5.0 ou acima;
- Um servidor web Apache ou Litespeed;
- Módulo mod_rewrite do Apache ou equivalente;



Requisitos opcionais:
Os requisitos abaixos não são obrigatórios mas ajudarão você a usufruir algumas características mais avançadas do sistema.
- Para usufruir da característica “Ensembles” do Symphony será necessário se certificar que o módulo Zip do PHP está habilitado (--enable-zip).
- Para usufruir das características de manipulação de imagens dinâmicas do Symphony, seu servidor precisará ter a biblioteca GD2 instalada (--with-gd).

Passo 2 – Revisão de opções de instalação

Quando estiver instalando o Symphony é possível escolher 2 métodos: fazer o upload do conteúdo de um pacote .zip para ser servidor ou clonar o repositório Symphnoy Git diretamente. Cada método tem seus prós e contras.

Instalação baseada em pacote

Faça o upload dos conteúdos do pacote do Symphony em seu servidor utilizando um cliente FTP ou linha de comando. Os benefícios deste método são que é geralmente mais fácil para iniciantes e não introduz quaisquer requisitos adicionais do servidor. Porém com este método este processo terá que ser repedito toda vez o Symphony for atualizado.

Instalação baseada em Git

Git é um sistema de controle de versão popular que é utilizado para gerenciar a base de código do Symphony. Usando o Git para instalar o Symphony são necessários apenas alguns comandos e tem a vantagem de manter a sua instalação ligada ao repositório oficial. Entretanto, para utilizar este método seu servidor deve ter o Git habilitado e você precisa acessar a linha de comando (geralmente via SSH).

Passo 3 – Colocando o Symphony no seu servidor

Há 3 métodos de instalação que iremos apresentar. Os 2 primeiros são baseados em pacote (um para que prefere utilizar um cliente FTP e o outro para quem prefere usar linhas de comando) e o terceiro é para quem optou na instalação baseada em pacote.

Usando um pacote .zip e FTP

1.Acesse o link http://www.getsymphony.com/download/releases, faça o download da versão desejada e salve num diretório local;
2.Extraia os arquivos do pacote;
3.Usando um cliente FTP (por exemplo FileZilla), conecte seu servidor e faça o upload dos conteúdos do diretório extraído para a localização desejada no seu servidor. Coloque o arquivo index.php no diretório onde o Symphony está sendo instalado.
4.(Opcional) Se quiser começar um sistema completamente limpo, pode-se deletar o diretório workspace.
5.Use o cliente FTP para colocar permissões temporariamente no diretório raiz (aquela que acabou de ser instalada) e no diretório Symphony para 777. Então coloque coloque as permissões no diretório workspace para 777 e diga ao cliente para aplicar as mudanças para todas as subpastas.

Passo 4 – Criar banco de dados

1.Acesse a interface do phpMyAdmin.
2.Escolha a aba Banco de dados.
3.Insira um nome para o banco, escolha a opção uff8_unicode_ci e clique no botão criar.
4.O banco de dados é criado.

Passo 5 - Rodando o script de instalação

Para rodar o script de instalação é preciso fazer com que o browser aponte para ele, que normalmente fica localizado no endereço do tipo http://SeuDominio.com/install/. O script apresenta uma boa interface gráfica, onde poderão ser definidas as preferências do website (nome, data, hora, região, etc.), os dados referentes a conexão com o banco de dados (nome da base, usuário de login, senha, etc.) e os dados de usuários e permissões.

Passo 6 - Conclusão
Depois de terminar a instalação é necessário fazer algumas limpezas e ajustes no projeto, como excluir a pasta /install e verificar se o diretório root está corretamente direcionado e com as permissões definidas. Após esses ajustes é só iniciar o desenvolvimento do site.