Linux Educacional

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

O Linux Educacional é uma distro voltada para o uso em escolas por professores e alunos.

O Le é um projeto do Governo Federal e sua mais atual versão, a 5.0, foi desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trata-se de uma customização de um Ubuntu em sua versão LTS 12.04 onde se dispõe de uma série de softwares e soluções voltados para o uso educacional do computador. O sistema já apresenta diversos softwares educacionais instalados e configurados para o português e dispõe de atalhos no sistema para conteúdos educacionais como o Portal Domínio Público ou então o acervo do TV Escola entre outros.

Como vantagens podemos citar:

  • O fato de este sistema ser configurado para um usuário brasileiro (adequação de idioma) e para o uso em escolas (softwares educacionais pré instalados e oferta a um clique de diversos conteúdos educacionais públicos).
  • Sua interface é bem agradável, leve e baseada nos mais novos sistemas desenvolvidos para dispositivos móveis, mas sem tornar a usabilidade ruim ou dificultada em computadores pessoais...
  • A facilidade de se montar uma máquina completa para uso em escola;

Como desvantagem podemos salientar:

  • A indisponibilidade de versão para processadores de 64bits;
  • A dificuldade de customização do sistema e de alguns softwares que aparecem travados para alteração pelo usuário;
  • A indisponibilidade de customização da instalação, que não permite que se selecione que softwares se tem interesse, ou que perfil de usuário que irá operar o sistema.
  • Outro ponto negativo é que sua instalação mínima requer 8Gb, inviabilizando o seu uso com os netbooks do PROUCA que só dispões de 4GB de espaço em disco.

Referências