Moodle - Alteração de URL

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
 Essas orientações foram escritas para moodle 2.7. 
 Se você está usando outra versão TALVEZ os caminhos sejam diferentes. 
 Faça um teste antes. 


É bastante comum, especialmente quando o moodle está instalado em um servidor dedicado, que aconteçam erros de url e redirecionamento da ferramenta.

Algo que passa despercebido ao administrador, mas que gera um desconforto do usuário ao acessar seu Ambiente Moodle é se deparar com a seguinte mensagem:

 Foi detectado acesso Incorreto. Este servidor deve ser acessado apenas através do endereço "http://www.seuservidor.com.br/moodle". Por favor, avise o administrador.

Moodle erro url.png

Isso ocorre devido as configurações efetuadas no arquivo config.php, quando o objeto $CFG->wwwroot é setado com a URL de seu site.

Por exemplo:

 $CFG->wwwroot = 'http://www.seusite.com.br/moodle'

Ao digitar no navegador apenas seusite.com.br/moodle, sem o WWW, ele acusará que a URL correta para acesso é a mesma setada no objeto $CFG->wwwroot, que está com o WWW, ou vice-versa.

Correção do Erro

Para corrigir o erro é muito simples. Basta abrir o arquivo config.php que está na pasta raiz do Moodle e setar o objeto como no exemplo abaixo:

 $CFG->wwwroot   = 'http://'.$_SERVER['SERVER_NAME'].'/moodle';

Onde a variável $_SERVER['SERVER_NAME'] corresponderá a URL digitada no navegador, que por padrão é armazenada no array $_SERVER[]. Você também pode setar diretamente a url que precisa, assim:

 $CFG->wwwroot   = 'http://seusite.com.br';