Moodle - Trocando a língua padrão do sistema para pt-br

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
 Essas orientações foram escritas para moodle 2.7. 
 Se você está usando outra versão TALVEZ os caminhos sejam diferentes. 
 Faça um teste antes. 

Quando instalamos o moodle, por padrão, ele vem com o painel administrativo em inglês. Mas é possível mudar isso para uma gama bastante grande de idiomas, incluindo português do Brasil. Vamos ao passo-a-passo de como fazer isso:

1. Escolha a linguagem que deseja alterar. No nosso caso, escolhemos Português do Brasil (pt_br). Vamos baixar o pacote da língua diretamento do site da comunidade moodle:

Para moodle versão 1.X:

Para moodle versão 2.0:

O pacote vai ser assim: pt_br.zip. Descompacte esse arquivo e você verá uma pasta com vários arquivos .php.

2. Coloque essa pasta na sua instalação atual do moodle, dentro do tema ativo no sistema, em:

/diretorio_do_moodle_no_servidor/theme/nome_do_tema_ativo_no_moodle/lang

Vai ficar assim:

/diretorio_do_moodle_no_servidor/theme/nome_do_tema_ativo_no_moodle/lang/pt_br

3. Agora vá ao painel administrativo de sua instalação do moodle, logado como Administrador. Procure, no painel lateral esquerdo, por: Administration > Site administration > Language > Language settings > Default language

Troque a linguagem para Português Brasil e salve as alterações. Pronto, o moodle estará habilitado em Português do Brasil. Se o painel do usuário ainda estiver em inglês, vá em: Administração > Administração do site > Usuários > Contas > Mostrar Lista de Usuários

Encontre o usuário Administrador e clique na edição de configurações deste. Lá você vai encontrar a opção "Idioma preferido". Altere para "Português do Brasil" e pronto!

Existe uma outra forma de fazer esse procedimento de mudança de linguagem. Você pode ir em: Administração > Administração do site > Idioma > Pacotes de idiomas. Lá você pode instalar pacotes de idiomas pela painel do sistema.