Nota histórica sobre as ontologias

De Pontão Nós Digitais

Para um caso real, e que tenha uso, a ontologia está em confluência com o Edital 013/2013, Projeto de Cooperação Internacional BRA/12/018, são 4 consultorias cuja instituição executora é a SG/PR. O primeiro perfil objetiva "especificação de vocabulário e [aporte de conhecimento e tecnologias para] ferramentas assistidas que utilizam processamento de linguagem natural e análise de redes complexas para o conteúdo do portal da participação social". Deste, o primeiro item é "Documento com definição de vocabulário para os elementos do portal tanto para os atualmente disponíveis quanto estrutura para o planejamento de 12 meses de atividades, contendo códigos OWL para utilização de dados linkados ("linked data")".

Ainda não está em maos o planejamento dos 12 meses de atividades e os documentos que circularam não parecem definitivos. Assim, e de forma a contemplar propósitos acadêmicos, uma primeira ontologia está sendo escrita com o Prof. Dr. Dilvan de Abreu Moreira e suporte da SG/PR. Esta ontologia se propõe a ser usada pelo portal federal de participacao social e a previsão é que trate de 1) elementos do portal de participação social; 2) elementos de participação social no governo; 3) elementos de organização civil.

O primeiro passo foi adentrar a documentação sobre ontologias e organizar o Vocabulário Comum de Participação Social. Esta documentação, encontrada principalmente na plataforma corais, foi organizada, edequada ao código OWL atual, ampliada e deixada online no Webprotege para comentários. Uma versão expandida também está online. A documentação e estas contribuições estão neste artigo, que será ainda polido para publicação.