Oficina - Ativismo Digital

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Ativismo digital.jpg

Esta é uma proposta possível para a realização de uma oficina sobre Ativismo Digital.


Introdução

Guarda-menina.jpg

O que é mídia livrismo, ativismo digital, ativador de rede? Qual o papel do Ativista Digital na construção de laços de Rede? Com quantos gigabytes se processam transformações para dentro e para fora do cyberespaço? Como redes sociais tem agregado valor à mobilizações em rede? Quais são as ferramentas mais usadas e que estratégias podem servir de alavanca para esse trabalho?

É no intuito de conversar essas questões que perfaz-se a realização desta palestra, tendo como objetivos os seguintes pontos a seguir.

Abertura

  • 1 - Orientador/Oficineiro se apresenta;
  • 2 - Rodada de apresentação dos participantes com as seguintes perguntas norteadoras
  • Nome? Idade? Região de origem? Profissão/Trabalho/Área de Estudos?
  • Como é sua experiência com a Internet? Quanto tempo fica navegando na Rede?
  • Qual sites de notícia costuma acessar?
  • Gosta e usa Redes Sociais? Quais?
  • Quais são seus interesses na oficina?
  • O que de levar da oficina?

Objetivos

  • Apresentar conceitos sobre Midialivrismo e Ativismo em Rede;
  • Mostrar ferramentas de acompanhamento de blogs e Redes Sociais;
  • Apresentar sites de campanhas e abaixo-assinados pela rede;

Público Alvo

  • Jovens e/ou interessados na temática do Ativismo pela Internet;
  • Jornalistas;
  • Blogueiros;

Conteúdos

  • Conceitos sobre Midialivrismo, ativação de Rede e Ativismo Digital;
  • Ferramentas para Facebook e perfis para assinar feed e ficar bem informado;
  • Ferramentas para Twitter e encurtadores inteligentes;
  • Ferramentas para blog e site;
  • Redes Sociais Livres: Diáspora e Identi.ca;

Eventos sobre o tema

Fóruns de Mídia Livre

Campanhas

Materiais de Apoio

Vídeos sobre o tema


  • O Fim do Monopólio e da Manipulação de Notícias da Tv Aberta
  • Redes Socias - TV Senado Programa Cidadania

Ferramentas

Abaixo-assinado digital

Sites de Ativismo Digital

Listamos aqui, seguido de um pequeno auto-resumo sobre a atuação de cada um, alguns dos mais representativos grupos de Ativismo Digital e Mídia Independente no Brasil.

Blogs e temas

Meio Ambiente Política Software Livre Cultura Digital
http://vwdarkside.com/pt http://muitoamoremsp.tumblr.com http://liberdadegrafica.blogspot.com.br http://www.trezentos.blog.br
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/ http://criminalstakingadvantage.tumblr.com http://baixacultura.org
http://www.tabloideverde.com.br/ http://falhadespaulo.tumblr.com
http://www.revistaforum.com.br

https://calendario.sarava.org

Blogueiros




Portais e Coletivos

Cmi.png

O CMI Brasil é uma rede de produtores e produtoras independentes de mídia que busca oferecer ao público informação alternativa e crítica de qualidade que contribua para a construção de uma sociedade livre, igualitária e que respeite o meio ambiente. O CMI Brasil quer dar voz à quem não têm voz constituindo uma alternativa consistente à mídia empresarial que frequentemente distorce fatos e apresenta interpretações de acordo com os interesses das elites econômicas, sociais e culturais.


Idec-logo.png

O Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - é uma associação de consumidores fundada em 1987. Não possui fins lucrativos. É independente de empresas, governos ou partidos políticos. Os recursos financeiros para o desenvolvimento de suas atividades têm sua origem nas contribuições dadas pelos seus associados, na vendas de assinaturas da Revista do Idec e outras publicações, além da realização de cursos. O Idec também desenvolve projetos que recebem recursos de organismos públicos e fundações independentes. Esse apoio não compromete a independência do Instituto.

O Idec é membro pleno da Consumers International, uma federação que congrega mais de 250 associações de consumidores que operam no mundo todo. O Instituto faz parte do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor - criado para fortalecer o movimento dos consumidores no Brasil - e da Abong (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais). O Idec também participa de diversas redes temáticas nacionais e internacionais.

Barao-logo.png

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” tem por objetivo somar a outras entidades e movimentos sociais que lutam pela democratização da comunicação, visando conquistar maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no país. Entre outros objetivos, ele concentrará as suas atividades em cinco eixos centrais:

(1)Contribuir na ampliação da militância na luta pela democratização da comunicação. (2)Fortalecer os fóruns existentes e incentivar novos espaços de atuação. (3)Reforçar as mídias alternativas, comunitárias e públicas. (4)Investir na formação dos novos comunicadores. (5)Aprofundar os estudos sobre o papel da mídia na atualidade.

Intervozes.png

Em atividade desde 2002, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social é uma organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil. Para o Intervozes, o direito à comunicação é indissociável do pleno exercício da cidadania e da democracia. Uma sociedade só pode ser chamada de democrática quando as diversas vozes, opiniões e culturas que a compõem têm espaço para se manifestar.

O coletivo é formado por ativistas e profissionais com formação em Comunicação Social e em outras áreas, distribuídos em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. Cada associado do Intervozes é, ao mesmo tempo, um promotor de ações locais e um colaborador na formulação e realização de estratégias nacionais adotadas pelo coletivo.

Overmundo.png

O Overmundo é um site colaborativo voltado para a cultura brasileira e a cultura produzida por brasileiros em todo o mundo, em especial as práticas, manifestações e a produção cultural que não têm a devida expressão nos meios de comunicação tradicionais. O Overmundo é feito pela sua própria comunidade.

Aqui, você pode encontrar textos, dicas e obras que apontam para um vasto panorama da diversidade cultural do Brasil. E o melhor: você pode não apenas ler, mas participar das discussões, selecionar os destaques do site e principalmente publicar os seus próprios conteúdos.

Soylocoporti.png

O Coletivo Soylocoporti tem como foco a promoção da autodeterminação dos povos e da integração latino-americana por meio da difusão e valorização da cultura popular e da democratização da comunicação.

Entendem que cultura e comunicação andam juntas, na medida em que se faz necessário divulgar e documentar as distintas expressões culturais para possibilitar a manifestação da diversidade humana. Nesse sentido, ampliar o acesso aos meios de comunicação, assim como fortalecer os veículos independentes e potencializar o uso de novas tecnologias, é fundamental para garantir a soberania cultural dos povos e o exercício da cidadania.

O Soylocoporti é formado por ativistas distribuídos pelo Brasil e América Latina. Cada associado é tanto um promotor de ações locais como um colaborador na formulação e realização das nossas estratégias globais.