Oficina - Edição de Vídeo Livre

De Pontão Nós Digitais
Computador com processador placa mãe P8H67-M PRO, intel i7-2700K, 8gb de ram, 1tb de HD, Ubuntu 11.10 64bits. Configuração recomendada para usar Cinelerra
Área de Trabalho principal do KDEnlive versão 0.8.2.1

Entende-se aqui por Ferramentas de Edição de Vídeo Livre toda e qualquer ferramenta, software, plugin, módulo ou similar que tenha função de manipular imagens em movimento, com ou sem som, cujo código-fonte seja aberto e licenciado sobre licenças permissivas como a licença GPL (English Version: http://www.gnu.org/copyleft/gpl.html Artigo da wikipedia sobre a licença GPL: http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License).

Assim posto, sugere-se o seguinte plano de trabalho para um oficina de Ferramentas de Vídeo Livres tomando como base os softwares Cinelerra e KDEnlive.


Introdução

  • 1 - Orientador/Oficineiro se apresenta;
  • 2 - Rodada de apresentação dos participantes com as seguintes perguntas norteadoras
  • Nome? Idade? Região de origem? Profissão/Trabalho/Área de Estudos?
  • Como é sua experiência com computador? Iniciante? Médio? Avançada? Usa para trabalhar?
  • Qual sistema operacional que costuma utilizar?
  • Já conhece quais softwares de edição gráfica?
  • Quais são seus interesses na oficina?
  • O que gostaria de aprender?

Conceitos

  • O que é Software Livre? O que faz de um software ser "Livre"? (vale lembrar que o tempo e a profundidade de abordagem dessa questão pode variar de acordo com a percepção do educador);
  • O que são licenças permissivas;
  • Narrar brevemente a história do software livre e das licenças permissivas;


Ferramentas

Bancos de Imagens Livres

  • Imagens Vetoriais e Desenhos:
  • Fotografias:


Bancos de Vídeos Livres

Bancos de Audios Livres

Jamendo é uma comunidade de música livre, legal e de publicação ilimitada sob as licenças Creative Commons. É possível fazer buscas por tags e aqui tem uma seleção de sons brasileiros.


Uma produção do LAbI – Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar com apoio da Radio UFSCar e da Fundação de Apoio Institucional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FAI UFSCar, com patrocínio da PETROBRAS e Ministério da Cultura através do Prêmio Roquette Pinto, organizado pela ARPUB – Associação das Rádios Públicas do Brasil. São 37 episódios de +/- 8min, contando as viagens imaginárias da Laura. Segue a sinopse: Um estudo diz que o sistema nervoso central é incapaz de distinguir uma experiência real de uma experiência imaginária se a pessoa (a dona do cérebro) souber do que se trata o objeto da experiência (ou seja, se ela já conhecer tal objeto). É assim que Laura, personagem principal da rádio-dramaturgia Verdades Inventadas, viaja em cada um dos episódios encontrando personagens da história e da ciência para junto com eles viver aventuras e descobertas incríveis!

Archivo Disponible é um repositório web de imagem, texto, vídeo e áudio fruto dos projetos do Centro Cultural da Espanha_SP e em parceria com outros agentes culturais iberoamericanos. Todo seu conteúdo está licenciado sob atribuições de livre circulação e remix com restrições comerciais. Aqui estão todos os arquivos do repositório.

Destaque para o podcast Música Livre para o Archivo Vivo, do Centro Cultural da Espanha/AECID. Projeto este voltado para a geração de uma infinidade de arquivos musicais livres no âmbito geográfico ibero-americano, seja por licenças copyleft, creative commons, como também lançados na Internet de maneira autônoma, visando uma distribuição livre e muitas vezes possibilitando a recriação e remixes destas obras.

Uma compilação das principais gravações realizadas nos estúdios da Rádio UFSCar. Foram lançadas 2 edições, que podem ser baixadas daqui.

Materiais de apoio e Tutoriais

Tutoriais

  • Básico KDEnlive

http://www.youtube.com/watch?v=oDm6RHZxTQA