Oficina 21 - Teatro Real

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

O ponto de cultura Teatro Real está localizado em São Caetano do Sul e leva até a população local atividades por meio da encenação teatral. O objetivo é que a comunidade possa se conhecer melhor e discutir como desenvolver ações que agitem a vida cultural da região utilizando o espaço do ponto de cultura. A oficina de Edição de Vídeo com Software Livre é muito importante para esse ponto, pois eles desejam documentar e compartilhar como se dá a utilização do teatro como ferramenta para trabalhar a potência da comunidade..

Cronograma

23/02/2013 10:00 - Chegada no ponto de cultura Teatro Real 10:00h - Apresentação do ponto e ações de Instalação do Ubuntu (dual boot) em um dos computadores do ponto e discussão sobre Software Livre 12:30 - Almoço 13:30 - Abordagem das questões práticas do funcionamento do Software Livre Kdenlive 16:00 - Fechamento com instalação de ubuntu finalizada

24/02/2013 10:00 - Abordagem e prática de captura 12:00 - Almoço 14:00 - Inserção de efeitos, transições, tipografia 17:30 - Fechamento da oficina

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Conteúdos:

23/02/2013 - Apresentação do ponto, relatos os processos do ponto, relação com a comunidade e com a prefeitura de São Caetano do Sul. A coordenadora do Ponto de Cultura Teatro Real relatou como os espetáculos se dá lá e o que provocam na comunidade. O espaço desenvolve trabalhos na área audiovisual, mas com softwares proprietários.

- Introdução a formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais;

- Instalação do Ubuntu 12.04 (dualboot) em um computador do Midias Literarias. Apresentação de recursos básicos como o Gerenciador de programas, Gerenciador de Pacotes e Terminal.

24/02/2013 - Debate sobre Software Livre e apresentação do documentário Revolution OS; - Apresentação das ferramentas de comunicação do Kdenlive, como Fórum e lista;

- Processo de edição e processo de decupagem, contemplando a apresentação das seguintes ferramentas do Software Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc.

- Apresentação de referências para edição de vídeo, relacionadas a tipografia e instalação de tipos no sitema operacional Ubuntu, paleta de cores e introdução do Gimp para desenvolver paletas a partir de frames do vídeo; - Como utilizar a trilha sonora, efeitos de trilha e finalização do vídeo.

- Fechamento da oficina com contato contínuado após termino da oficina, além de mais um encontro marcardo para o dia 06/03/2013 em outro ponto de cultura da região com intuito de potencializar a relação entre os dois pontos.

Fotos

Fotos

Exemplo.jpg

Lista de Participantes:

Andrea Lovitch

Localização do Ponto Sede

Rua Angelo, 20, São Caetano do Sul, SP

Tel. 2629-3011

Produtos

Serão finalizados no encontro do dia 06/03/2013