Oficina 23 - É de Lei

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

Ponto de Cultura É de Lei

O Ponto de Cultura É de Lei é composto por oficinas de foto e vídeo e por atividades relacionadas ao tema, como visitas a museus, cinemas e passeios culturais.

O objetivo é apresentar ao público em situação de rua formas de expressão diferentes das que estão habituados, bem como equipá-los para que se expressem por si mesmos, com autonomia e responsabilidade.

Os trabalhos envolvem exibições de filmes e fotos para os conviventes, debates sobre cultura, aulas técnicas, filmagens, fotografia, edição e finalização de filmes, divulgação e exibição dos materiais finalizados.

Cronograma

08/04/2013

14h - Chegada no Ponto de Cultura É de Lei

14:30h - Apresentação da oficineira e da atividade

14:40h - Oficina vídeo com Edição em Software Livre. Foi discutido com os paticipantes os conceitos relacionados a tecnologias livres e os reais motivos para o desenvolvimento de trabalhos com esses programas. Também foi construída noções de identidade e linguagem audiovisual para que os participantes pudessem ter o repertório ampliado através dessas noções.

18:00h - Fechamento da oficina e instalação de linux em duas máquinas do espaço

19:00h - Encerramento das atividades

11/04/2013

13:30 - Chegada da oficineira no espaço

14:30 - Início das atividades com questões práticas do funcionamento do Software Livre Kdenlive, definição de de edição e decupagem).

15:00 - Participantes deram início a produção de um vídeo chamado Andando na linha, que eles próprios capturaram

18:00h - finalização das atividades

Apoio e registro:Sília Moan e Isabela Valent

Conteúdos:

08/04/2013

- Apresentação do Ponto de Cultura É de lei. A equipe do Ponto relatou os processos audiovisuais trabalhados no espaço e disse que toda a produção é realizada com Software Próprietario. Também é a equipe que realiza o trabalho de edição de vídeo no espaço.

- Instalação do Ubuntu 12.04 em dois computadores do É de Lei. - Introdução a formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais; - Roda de conversa sobre Software Livre e apresentação do documentário Revolution OS; - Apresentação das ferramentas de comunicação do Kdenlive, como Fórum e lista;

11/04/2013

- Definição de Equipes de edição e processo de decupagem, contemplando a apresentação das seguintes ferramentas do Software Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc - Apresentação de listas de discussão e sites com tutoriais para que os participantes pudessem tirar dúvidas e se inserir nas comunidades livres após a oficina. Foi feita uma fala sobre a Metareciclagem e o Estúdio Livre. - Finalização dos víeos e conversa sobre como utilizar a trilha sonora, efeitos de trilha e finalização do vídeo.


Fotos

Edelei1.jpg

Edelei3.jpg

Edelei4.jpg

Lista de Participantes:

Eulalia Enique

Aecio Cardoso

Diego de Paula Machado

Glenda Milek

Rodrigo Cosme Terreirão

Isabela Valente

Isadora Cardinalli

Natalia Cardoso da Silva


Localização do Ponto Sede

Rua 24 de maio, 116, 4o andar São Paulo, SP Fones: (11) 3337.6049 E-mail: pontodeculturaedelei@gmail.com

  • Ponto sede: É de Lei


Produtos

http://www.youtube.com/watch?v=ZYfmINZHB-U&feature=youtu.be