Oficina 25 - Itae

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

Ponto de Cultura Patrimônio Imaterial e Geração de Renda

O Ponto de Cultura Patrimônio Imaterial e Geração de Renda é um dos projetos do ITAE, Trilha da Arte & Educação fundado em 1987 é uma ONG, sem fins lucrativos. Está situado no Bairro Parque da Mangueira, onde se concentra a maior densidade demográfica da cidade e uma população de baixa renda. Com o apoio do Poder Público e de parte da sociedade civil oferece oficinas de arte, educação, esporte e projetos especiais gratuitos a jovens entre 6 e 18 anos, projetos estes que envolvem também seus familiares. Promove, ainda, ações voltadas às comunidades de seu entorno, reforçando o binômio: Educação e Arte, promovendo o respeito à infância e à adolescência. No ITAE as atividades e oficinas são gratuitas, pois visam o crescimento pessoal e profissional de seus atendidos. Venha conhecer o ITAE, venha conhecer de perto nossa obra social e nos ajude a continuar atuando neste trabalho voltado às crianças de Paraty.por oficinas de foto e vídeo e por atividades relacionadas ao tema, como visitas a museus, cinemas e passeios culturais.

Lá existe um laboratório, com cerca de 12 computadores que já tem o sistema operacional livre Ubuntu.

A importância da realização de uma oficina aberta no espaço é a reunião de pessoas de comunidades diferentes, como indígenas, quilombolas e moradores locais próximos ao Itae, e provocar a interação entre eles a partir da edição de vídeo com Software Livre.

Cronograma

27/05/2013

18h - Chegada da Oficineira em Paraty

28/05/2013

08:00h - Chegada no Ponto de Cultura

08:30h - Instalação do Kdenlive nas máquinas

09:00h - Apresentação da oficineira e inicío da atividade

10:00h - Após cada participante ter se apresentado e contado sobre suas experiência com produção audiovisual livre, a oficineira convidou todos para um momento de filmagem, onde cada um pode entrar no universo do outro a partir da inversão de papel: entrevistador ou entrevistado. Foi preparado um pré-roteiro para que as entrevistas tivessem mais fluidez.

11:00 - Em seguida retornarmos para a sala com os computadores e discutido com os paticipantes os conceitos relacionados a tecnologias livres e os reais motivos para o desenvolvimento de trabalhos com esses programas. Também foi construída noções de identidade e linguagem audiovisual para que os participantes pudessem ter o repertório ampliado através dessas noções.

12:00h - Fechamento da oficina

14:00 - A oficina foi iniciada com uma nova turma, que passou pelo mesmo processo da turma anterior.

29/05/2013

08:30 - Chegada da oficineira no espaço

09:00 - Início das atividades com questões práticas do funcionamento do Software Livre Kdenlive, definição de de edição e decupagem).

10:00 - Os participantes deram início a produções com as filmagens feitas no dia anterior

12:00h - finalização das atividades

Apoio e registro:Sília Moan

Conteúdos:

28/05/2013

- Apresentação do Ponto de Cultura Patrimônio Imaterial e Geração de Renda. A equipe do Ponto relatou os processos audiovisuais trabalhados no espaço.

- Instalação do Kdenlive em dois computadores do Itae. - Introdução a formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais; - Roda de conversa sobre Software Livre e apresentação do documentário Revolution OS; - Apresentação das ferramentas de comunicação do Kdenlive, como Fórum e lista; - Filmagem realizada pelos participantes;

29/05/2013

- Definição de Equipes de edição e processo de decupagem, contemplando a apresentação das seguintes ferramentas do Software Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc - Apresentação de listas de discussão e sites com tutoriais para que os participantes pudessem tirar dúvidas e se inserir nas comunidades livres após a oficina. Foi feita uma fala sobre a Metareciclagem e o Estúdio Livre. - Finalização dos víeos e conversa sobre como utilizar a trilha sonora, efeitos de trilha e finalização do vídeo.

Fotos

Paraty2.jpg Paraty1.jpg

Lista de Participantes:

Natania Lopes

Pedro Henrique

Gabriel da Silva Veloso

Hugo Barbosa de Souza

Wilson Gama da Silva

Kevin Kelyton da Silva

Ana Carolina

Bianca Barbosa

Alexandre Korai Beuite

Marlon da Silva

Otavio Gama Santana

Paula Cesar

Mateus Valente

Keven

Max

Caique

Claberson

Luan R.

Luana R.

Felipe R.

Christian Midio

Natacha Almeida

Leticia Carvalho

Richard

Mateus Galdino

Daniel Juarez

Gabriel da Silva

Arthur de Deus

Stefany

Fovick

Elizete do Espirito Santo

Jheniffer Estefani dos Santos


Localização do Ponto Sede

Rua José do Patrocinio, s/n, Parque da Mangabeira, Paraty, RJ Fones: (24) 3371.2602

  • Ponto sede: ITAE


Produtos

http://www.youtube.com/watch?v=5-ONDIEDZQE

http://www.youtube.com/watch?v=F_c0liNS-w8

http://www.youtube.com/watch?v=qfhXGfwFbMk