Oficina 29 - Coletivo Salvaguarda da Capoeira de Campinas

De Pontão Nós Digitais

Sobre o Ponto

'Ponto de Cultura Ibaô

Os integrantes do Pontos de Cultura e Memória Ibaô se definem como um coletivo que vivencia a preservação e memória da Capoeira e do Patrimônio Cultural de Matrizes Africanas, difundidos e pertencentes pela comunidade, há mais de 30 anos. O objetivo é fortalecer, dar continuidade e disseminar as raízes da nossa cultura, por meio de práticas educativas e artísticas que visam à formação da cidadania, das relações étnicas e da identidade cultural brasileira na sociedade contemporânea. Lá são oferecidas atividades abertas ao público que interagem múltiplas linguagens, formas e expressões: oficinas culturais; rodas de Capoeira e de danças tradicionais; grupos de leitura e estudos; encontros, palestras, workshops e seminários; produção artística e ensaios; visitas monitoradas; produção audiovisual e cultura digital; exposição, conservação e manutenção de acervo. Em síntese o IBAÔ se propõe a criar, unir e multiplicar as ações em rede, por meio de parcerias com outras comunidades, grupos e instituições que compartilham da diversidade cultural, colaborando com o desenvolvimento pessoal e coletivo, por meio de propostas e iniciativas de salvaguarda e memória.

Cronograma

23/08/2013

17:30h - Chegada no Ponto de Cultura Ibaô

18:30h - Apresentação da oficina

19:00h - Ínicio da oficina com roda de apresentação e entendimento do que é Software Livre para o grupo

22:30 - Fechamento da oficina após discussão sobre Gestalt a partir das referências de logotipo apresentadas, além de alinhar a visualidade que o logotipo do coletivo irá apresentar.

24/08/2013

09h - Chegada no espaço

10h -Ínicio da oficina com a apresentação de fotos que o Mestre Marquinhos, do ponto de cultura Urucungos, levou para a inspiração da cartela de cores. As fotos eram de vários momentos de terra, que é o elemento-chave da visualidade do logotipo e demais produtos pensandos ao longo da oficina.

11:00 -Preenchimento do briefing, de criação da identidade visual, coletivamente. O briefing definiu rumos para a construção de visualidades e também ajudou na organização de materiais que podem ser desenvolvidos posteriormente pelo coletivo a partir do aprendizado compartilhado ao longo dos três dias..

13:00 - Almoço

14:00 - Finalização do briefing e começo do processo artistico, onde os participantes desenharam os ícones do logotipo em cima da tipografia que foi desenhada no computador e impressa em seguida para que pudesse ser a base das ilustrações.

19:00 - Ação de scanear e fechamento da oficina

25/08/2013

09:30 - Ínicio das atividades. A oficineira passou todos os arquivos desenhados, no dia anterior, para os computadores do ponto de cultura Ibaô, para que os participantes pudessem vetorizar as ilustrações e ajustar na malha gráfica as proporções das propostas de logotipo.

10:00 - Foi compartilhado com os participantes conhecimentos relacionados a construção de logotipo no inkscape, e como fazer uso de ferramentas como seta, editor de nós, elementos gráficos, cores, alinhamento, filtros e malha gráfica.

14:40 - fechamento da oficina.

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro: Sília Moan

Conteúdos:

23/08/2013

- Apresentação do Coletivo Salvaguarda da Capoeira de Campinasl. O coletivo desenvolve trabalhos relacionados a questões de patrimônio imaterial e entendimento de ferramentas possiveis de viabilização desse processo a partir da vivência de capoeiristas.Introdução a formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais;

- Roda de conversa sobre o que é identidade visual: cada participante apresentou o que a palavra identidade significava na sua vida, e como eles acham que o visual se dá como algo concreto e possível de ser construído coletivamente;

- Apresentação de licenças possíveis para o material desenvolvimento em oficina e da importância em desenvolver essa material com software livre. Nesse momento foi possível que o coletivo notasse os pontos em comum de todos com a filosofia livre; - Discussão sobre referências de logotipos apresentados;

- Último momento da noite com utilização de metodologia de intuição e ação para que que todos pudessem analisar os processos, de um jeito colaborativo, de inspiração de imagens para essa identidade visual:

Primeiro foi perguntado ações (verbos) que representam a capoeira. Segundo foi perguntado quais eram os substantivos dessas ações;

Terceiro foram nomeados adjetivos para esses substantivos;

E por último os participantes falaram as imagens que viam nesse caminho traçado e resultado e o que esses adjetivos proporcionavam quando eram acionados.

24/08/2013

- Construção da paleta de cores juntos com os participantes, no Inkscape, a partir de fotografia levada pelo mestre Marquinhos de uma das visualidades que surgiu durante a execução da metodologia de Design Thinking com o coletivo: a terra; Também foi desenvolvida outra cartela de cores, mas dessa vez a partir das cores da pele dos participantes do coletivo, com objetivo de valorizar a diversidade do mesmo.

- Construção coletiva do Briefing da identidade visual do coletivo;

- Construção da tipografia do logotipo no Inkscape;

- Desenho dos possíveis ícones que irão compor o logotipo. Os desenhos foram todos feitos a mão, com uso de lápis, pastel e tinta acrilica.

24/08/2013

- Vetorização dos logotipos a partir do uso de ferramentas como seta, editor de nós, elementos gráficos, cores, alinhamento, filtros e malha gráfica.

Fotos

Fotosalva1.jpg Fotosalva2.jpg

Fotosalva3.jpg Fotosalva4.jpg

Lista de Participantes:

Alessandra Gama

Ariel Honorato

Hugo Henrique

David Souza Rosa

Danny Soares

Waldomiro Toshiro

Marcos Simplicio

Fernando Silva

Localização do Ponto Sede

Rua Ema, nº 170

Vila Padre Manoel da Nóbrega Campinas, SP

CEP 13061-350

Fones: (19) 3342-5911 / 3342-5912

E-mail: pculturaibao@gmail.com

Ponto sede: Ibaô Ponto de Cultura e Memória

Produtos

Salva1.jpgSalva2.jpg

Logotipo desenho.jpg Logotipo finalizado.jpg