Oficina 31 - Instituto Cultural Janela Aberta

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

Instituto Cultural Janela Aberta

O Instituto Cultural JANELA ABERTA é uma associação sem fins lucrativos que busca, através de parcerias público-privadas, dar suporte e incentivo à produção artística local, funcionando como uma incubadora de artistas.

Nossa associação é regida por um Estatuto Social.

Os associados do Instituto têm a possibilidade de utilizar a infraestrutura do Instituto gratuitamente para a realização de ensaios, cursos, exposições e apresentações, além de contar com serviços de assessoria técnico-teórica, auxílio na formação de público e na divulgação de seus trabalhos.

Além da função de incubadora, pensando na formação cultural da comunidade são-carlense como um todo, o JANELA ABERTA também abre espaço para aqueles que desejam ter contato com produções artísticas como apresentações musicais, filmes, oficinas, palestras, etc, buscando sempre realizar eventos gratuitos ou a preços populares, a fim de democratizar o acesso à arte.

Site da instituição

Facebook

Cronograma

Dia 07/10/13 (Segunda-feira) 14hs as 18hs.

  • Apresentação dos envolvidos
  • O quê é "Linux"?
  • Apresentação do programa Kdenlive
  • Perfis de projeto, codecs de vídeo e áudio
  • Primeiros contatos

Dia 11/10/13 (Sexta-feira) 14hs as 18hs.

  • Editando o vídeo
  • Recortes, transições, efeitos
  • Trilha sonora
  • Tratamento de imagem, coloração.
  • Adição de texto, efeitos epeciais, renderização

Descrição da oficina

Oficineiro:

           Teddy Paçoka

Apoio e registro:

           Pedro Black


07/10/2013. -Apresentação resumida sobre Linux e suas muitas "variações" de distros, comandos, etc, passando por uma rápida busca de comunidades sobre o Arch Linux , já q esta é a distro utilizada no ponto. Falamos sobre a importância de se apropriar e disseminar o conhecimento livre, o pq de utilizar o "SL" em produção de conteúdos livres e de como está sendo o desenvolvimento de alguns softwares de vídeo e áudio, afim de se chegar a uma possível solução no caso de algum problema. Passamos por uma apresentação do software em questão: o Kdenlive, por se tratar de um programa muito intuitivo, recomendadável para iniciantes. Começamos nele com a questão de perfil de projeto, de como se define a resolução para edição de cada vídeo, entramos num diálogo sobre "codecs", tanto de vídeo quanto de áudio também, para conhecermos melhor os arquivos que iremos trabalahar, quais sua vantagens e desvantagens, peso, etc. Já com o programa aberto, nosso primeiro contato, já valendo a edição de um "making-off" de uma propaganda da instituição, foi exatamente utilizar desse material "supérfluo" para com ele já aprender os primórdios de uma edição de vídeo. Encerramos esse dia falando sobre um "roteiro" resumido que cada membro da instituição teria que definir, para que na sexta-feira tivéssemos o máximo de atividades definidas a serem feitas.

11/10/2013 -Iniciamos o segundo dia já com a mão na massa, definindo uma determinada "quantidade" de vídeos a serem editados por cada membro da instituição, dando assim uma algilizada no processo. Primeiramente os cortes, deixando somente o necessário, para finalização. Passamos também no campo de transições, para entender melhor essa função e suas variações. Entramos numa pauta de áudio, qual a importância do mesmo numa edição de vídeo e sobre o quão é importante separar as "track's" de vídeo e áudio, para uma melhor performance do programa. Experimentamos uns efeitos, afim de conhecêlos, ver quais suas funções. Fizemos um exercício de edição de "trilha sonora", o quê é e como se adiciona uma trilha sonora, como ajustar volume, equalização, etc. Experimentamos também misturar uns efeitos de "COR", dando um tratamento no vídeo, dando uma certa textura para o mesmo. Trabalhamos a questão do texto, adicionando-os e editando conforme o necessário, trabalhado o texto em conjunto com algumas transições, para ver qual seria o resultado. Como "efeitos especias", falamos sobre uma tecnologia um tanto quanto "antiga", o chromakey, aprendendo como se utiliza essa ferramenta. Finalizamos nossos vídeos e entramos no campo de renderização, conhecendo as várias formas de se renderizar um vídeo, qual o melhor formato para gravar em mídias, qual o melhor formato para web, etc, enfim, missão cumprida!!!

Fotos

IMG 8022.JPG IMG 8023.JPG

IMG 8044.JPG IMG 8048.JPG

Lista de participantes

  • Jonatan Sampaio
  • Murilo Felipe Deriggi
  • Cristian dos Santos
  • Ana Cristina C. de Campos
  • Guilherme Amaro
  • Washington P. Amaro

Localização do ponto sede

  • Local: Rua Conde do Pinhal, nº 2340, centro, São Carlos - SP
  • Ponto sede: Instituto Cultural Janela Aberta
  • Tel.: (16) 3412-6461 - E-mail: instituto@janelaaberta.art.br

Mapa das oficinas abertas 2012

Produtos

Em breve.