Oficina 33 - Agência Solano Trindade

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

Ponto de Cultura Solano Trindade

O ponto de cultura Solano Trindade tem o objetivo de fomentar a cultura popular através da viabilização financeira da produção artística da periferia, construindo estratégias de autofinanciamento e sustentabilidade econômica. O projeto tenta entender as relações de produção, consumo e comercialização de serviços, produtos e conhecimentos culturais e assim contribuir com o desenvolvimento da economia criativa local.

Cronograma

22/10/2013

10h - Chegada no Ponto Solano trindade

10:30h - Inicio de oficina com roda de apresentação e construção de referências audiovisuais

17:00h - Finalização da oficina com cada participante utilzando o Kdenlive

23/10/2013

10h - Chegada no ponto e ações de instalação do sistema operacional nos 3 computadores do espaço

11h - Apresentação do material levada por cada grupo. Foram montados 3 grupos com 3 participantes cada e um levou imagens relacionadas a Terreiro e os outros dois a manifestações. Foi abordada a prática do funcionamento do Software Livre Kdenlive, iniciando com a decupagem e finalizando com as transições e tela final.

20:00 - Termino da oficina com a apresentação dos vídeos produzidos e roda de comentários sobre a oficina de edição livre.

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro: Sília Moan

Conteúdos:

22/10/2013

- Apresentação do Ponto Solano Trindade. O espaço já desenvole trabalhos na área de cultura digital, entretanto com software proprietário. - Introdução a formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais; - Roda de conversa sobre Software Livre e apresentação do documentário Revolution OS; - Apresentação das ferramentas de comunicação do Kdenlive, como Fórum e lista; - Definição de Equipes de edição e construção do projeto gráfico.

23/10/2013

- Instalação do Ubuntu 12.10 em três computadores do Solano Trindade. Apresentação de recursos básicos como o Gerenciador de programas, Gerenciador de Pacotes e Terminal. Instalação do Kdenlive, Gimp, Krita e Inkscape Explicação sobre o Terminal, linguagem e comandos básicos para instalação.

- Apresentação das seguintes ferramentas do Software Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc.

- Finalização dos víeos e conversa sobre como utilizar a trilha sonora, efeitos de trilha e finalização do vídeo.

Fotos

Solano2.jpg

Solano3.jpg Solano4.jpg

Lista de Participantes:

Leonardo Brito

Maria Cristina da Silva

Jaqueline Almeida

Bartolina Oliveira

Maria Lindaine

Camila Couto

William de Souza Jaime

Welber Brito

Localização do Ponto Sede

Rua zacarias mazel, 128

Jd Maria Sampaio

Telefone: 2307.7416

E-mail: agsolanotrindade@gmail.com

  • Ponto sede: Casa da Mulher

Produtos

https://vimeo.com/77630593

https://vimeo.com/77618761