Oficina 36 - Quilombo da Poça

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar



Quilombo da Poça

Os moradores do Quilombo da Poça são quilombolas que preservam a memória trazida pelos seus antepassados para Eldorado/Jacupiranga, no Vale do Ribeira, estado de São Paulo. Os diversos bairros rurais negros existentes hoje na região do Vale do Ribeira formaram-se pela libertação ou simples abandono de cativos após a decadência da atividade mineradora, ou pela fixação de escravos em situação de fuga.

Escutamos muitas histórias sobre os ancestrais que idealizaram o quilombo e ocuparam essas terras. Além de muitas lendas de encantados que norteiam a questão da mineradora, como a Mãe d 'Ouro. O curioso é que como elas desenham a formação do quilombo e retratam a sua história, fazendo um papel semelhante ao de um mito de origem que estrutura a identidade quilombola do Quilombo da Poça.

Esses ancestrais deixaram a herança do conhecimento do plantio Lá eles cultivam banana, feijão e outros plantações para consumo próprio. Existem 41 famílias de quilombolas e 37 de "terceiros", que são fazendeiros que ocuparam as terras e usam agrotoxico em seus plantios, ocasionando a contaminação das plantações dos quilombolas, que não podem consumir o que cultivam após a pulverização do veneno nas lavouras. O Quilombo tem um telecentro, com computadores levados pela rede de mocambos.


Cronograma

07/11/2014

10:30h - Chegada no Quilombo da Poça

11:30h - Apresentação da oficina, ínicio com roda de apresentação dos participantes e discussão sobre identidade, identidade cultural e tradição

13:00h – Após a troca de referências os participantes da oficina mapearam e classificaram os símbolos que fortalecem a tradição do Quilombo da Poça. Alguns símbolos mapeados possíveis de iconização: igualdade entre os quilombolas, poça, alimentos que alimentam a tradição como lagarto, macaco bugio e banana e passaros. Os participantes também mapearam lendas que seus avós contavam.

14:30 - Os participantes deram inicio aos desenhos a partir do estabelecimento de relação entre imagens mapeadas e imagens possíveis de representam o que os quilombolas trouxeram como símbologia representativa do Quilombo da Poça.

19:30 – Fechamento da oficina com apresentação de cada ilustração produzida.

08/11/2014

09h -Ínicio da oficina com a apresentação do software inkscape e gimp e como utilizar o scanner do Quilombo. Todos ajudaram a scannear as imagens.

10:00- No Gimp foi apresentado ttratamento e visualização de imagens, modos de cor, técnicas de seleção e colorização, uso de layers,aplicação de blends, retoque de ilustração e correção através da aplicação de preenchimento.

13:00 - Almoço

14:00 - Vetorização das ícones no inkscape: foi tratada a diferença entre imagem vetorial e bitmap, como rasterizar, colorir, utilizar os layers e filtros. Construção da paleta de cores juntos com os participantes, no Inkscape, a partir de fotografia tirada do quilombo: o verde e o marrom são as cores predominantes

18:00 – Finalização da oficina com criação de material gráfico que reúne todos os ícones criados e suas descrições. Os participarem também exportaram cada ícone em png, para que possam utilizar as imagens em peças gráficas.

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro: Sília Moan

Conteúdos:

07/11/2014

- Apresentação do Quilombo da Poça. O quilombo vive do plantio da banana e cada casa também tem seu cultivo e criação de galinhas. Além do quilombo ser apresentado, a oficineira Sília Moan também apresentou o pontão Nos Digitais e falou sobre formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais;

- Roda de conversa sobre o que é identidade, identidade cultural e tradição: cada participante apresentou o que a palavra identidade significava na sua vida, e qual a importância da tradição para continuidade da cultura quilombola do Quilombo do Poça;

- Apresentação de referências de matriz africana e mapeamento de símbolos que representam a tradição do Quilombo da Poça;

- Classificação das imagens trazidas pelos participantes e noções de ilustração para que os participantes fizessem os desenhos. O dia foi fechado com os participantes finalizando a mão as ilustrações.

08/11/2014

- Scaneamento das imagens;

- Construção de lettering do Quilombo da Poça Inkscape;

- Tratamento de cor, no Gimp, dos ícones criados. Os desenhos foram todos feitos a mão, com uso de lápis e caneta.

- Vetorização dos ícones com uso de ferramentas como seta, editor de nós, elementos gráficos, cores, alinhamento, filtros e malha gráfica. Construção da paleta de cores juntos com os participantes. Criação de layout que reune todos os ícones produzidos.

Fotos

Poc51.JPG Poca2.JPG

Poca3.JPG Poca4.JPG

Lista de Participantes:

Thalles Henrique de Pontes

Ruan Lucca de Oliveira Guedes

Felipe Dias da Costa Pontes

Renan Ferreira Freitas

Jean Marcos de Pontes

Wesley Mourato da Silva

Lucinete Alves de Lima

Localização do Ponto Sede

Bairro Poça, SM, km 4, Poça, Eldorado, São Paulo

CEP 11960-000

Ponto sede: Quilombo da Poça

Produtos

Produto1.png Produto2.png Produto3.png Produto4.png