Oficina 37 - Assentamento Terra Vista

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Assentamento Terra Vista

Fruto da luta pela reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Assentamento foi fundado oficialmente em 1994, mas a ocupação da terra, que fica às margens da BR 101, iniciou em 8 de março de 1992, como homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.

Com 913,6 hectares e 55 famílias assentadas atualmente, o Terra Vista é referência em preservação ambiental, agroecologia e produção de mudas de espécies da Mata Atlântica, como Jacarandá, Ipê Amarelo, Pau-Brasil, Jatobá e Cedro. Desde o início da ocupação, foram recuperados 90% da mata ciliar do Rio Aliança, que passa pelo assentamento, além da manutenção de 34% da reserva legal da área, que fica no entorno da Unidade de Conservação do Parque Nacional Serra das Lontras.

O Terra Vista possui psicultura, cultivo de frutíferas e hortaliças, reconhecidas como Produção Orgânica pelo IBD Certificações, e um viveiro que produz 150 mil mudas por ano. É também referência na produção de cacau orgânico.

Além do trabalho no campo, o Terra Vista tem a Educação como foco de transformação socioambiental. Lá, funcionam dois centros educacionais com cursos do ensino fundamental, profissionalizantes e de nível superior, inclusive pós-graduação na área de Agroecologia. Mais de 800 pessoas, entre assentados, comunidade de Arataca e de outras regiões estudam no Centro Integrado de Educação Florestan Fernandes e no Centro Estadual de Educação Profissional no Campo Milton Santos.


Cronograma

14/11/2014

17:00 - Chegada no Assentamento Terra Vista

19:00 - Reunião com professores da escola Milton Santos

21:00 - Manutenção dos computadores do telecentro

23:00 - Fechamento do dia

15/11/2014

09:00h - Início da oficina com apresentação da oficineira, apresentação do pontão da wiki como espaço de registro. Os participantes também se apresentaram e contaram sobre sua experiência com produção de cartazes, software livre e a importância de receber a oficina.

09:30h - Apresentação de estrutura de cartaz, diagramação, título e uso de imagens

11:00h – Os participantes também contaram sobre suas referências e formaram grupos para iniciar o briefing. Foram formados 4 grupos, 3 com 4 pessoas e 1 com 8.

12:00 - Intervalo para almoço

13:00 – Retorno das atividades. Os participantes deram continuidade ao briefing.

14:00 - Os participantes iniciaram o projeto gráfico de cada cartaz.

15:00 - Os participantes apresentaram o briefing e projeto gráfico, e deram inicio ao painel semântico no software inkscape.

14:00 - Os participantes iniciaram a produção dos cartazes a partir da estrutura de conteudo que tinham montado com briefing, projeto gráfico e painel semântico. A partir daí a oficineira sentou com cada grupo para fazer atendimento e tirar as dúvidas.

18:00 - Fechamento do dia com cartazes em aberto.

16/11/2014

09h -Ínicio da oficina com retomada dos arquivos abertos dos cartazes. A oficineira sentou com todos os grupos para tirar as dúvidas.

12:00 - intervalo para Almoço

17:00 – Finalização da oficina com apresentação dos cartazes por cada grupo e comentários e críticas dos líderes do assentamento a respeito do design e conteúdo dos cartazes.

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro: Sília Moan

Conteúdos:

15/11/2014

- Apresentação do Assentamento Terra Vista e a importância de receber uma oficina de cartaz. Além do quilombo ser apresentado, a oficineira Sília Moan também apresentou o pontão Nos Digitais e falou sobre formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais;

- Roda de conversa sobre a importância da representação por meio do design gráfico;

- Apresentação de referências de cartazes comunistas, de luta e de valorização das culturas. Discussão sobre o uso da imagem como veículo de mensagem;

- Desenvolvimento de briefing, projeto gráfico e painel semântico para os cartazes. A construção dos cartazes foi iniciada nesse dia.

16/11/2014

- Para a produção de cada cartaz os grupos trabalharam: vetorização de imagens para iustrações com uso de ferramentas como editor de nós e caneta bézier. Também foram desenvolvidos elementos gráficos a partir das imagens e cartela de cores a partir das referências traçadas no projeto gráfico. Também foi trabalha noção alinhamento dos elementos do cartaz com uso de grid e linhas. Foram apresentados filtros e como trabalhar efeitos em layers.

- Continuidade da produção dos cartazes no inkscape;

- Finalização dos cartazes, com o participantes entendendo o que são formatos, qual formato salvar para a gráfica e formatos para web.

- Apresentação dos cartazes e fechamento da oficina.


Fotos

Assentamento1.JPG Arquivo:Assentamento2.JPG

Arquivo:Assentamento3.JPG Arquivo:Assentamento4.JPG

Lista de Participantes:

Solano Kurt Kirttey Oliveira

Giordani Bruno

Kayline Brito de Jesus

Vitor Oliveira

Emelly Assunção Santos

Solange brito Santana

Deysiane Arruda

Alejandra Vargão

Daivisso Assunção

Jayne Silvio Santos

Beatriz Pretinha

Gabriella Silva

Vanessa Garcez

Laison Silva Santos

Beatriz Maria

Daniela Conceição

Joelson Silva

Localização do Ponto Sede

Assentamento Terra Vista BR 101 BA 676 KM 02 Arataca, Bahia CEP 5695-000 Tel (73) 81710193

Ponto sede: Assentamento Terra Vista

Produtos

Cartazassentamento1.png Arquivo:Cartazassentamento2.png Arquivo:Cartazassentamento3.png Arquivo:Cartazassentamento4.png