Oficina 39 - Casa de Cultura Tainã

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Casa de Cultura Tainã

A Casa de Cultura Tainã é uma entidade cultural e social sem fins lucrativos fundada por moradores da Vila Castelo Branco e região em 1989 com o nome de Associação de Moradores da Vila Castelo Branco. Mais tarde, através de um concurso, foi escolhido o nome de Casa de Cultura Tainã (caminho das estrelas em tupi-guarani) que hoje fica na Vila Padre Manoel da Nóbrega, região noroeste do município de Campinas.

O objetivo da entidade é possibilitar o acesso à informação, fortalecendo a prática da cidadania e a formação da identidade cultural, visando contribuir para a formação de indivíduos conscientes e atuantes na comunidade.

A Casa de Cultura Tainã apresenta-se hoje como uma das poucas opções de ação comunitária efetiva, sendo reconhecida como a única referência cultural em uma região onde se registram todos os tipos de carências, resultantes da falta de políticas sociais que assegurem a sobrevivência e a qualidade de vida de crianças e jovens.


Cronograma

29/11/2014

14:00h - Início da oficina com apresentação da oficineira, apresentação do pontão da wiki como espaço de registro. Os participantes também se apresentaram e contaram sobre sua experiência com produção gráfica, software livre e a importância de receber a oficina.

14:30h - Apresentação de composições visuais importante para o desenvolvido do olhar gráfico

15:00h – Os participantes também contaram sobre suas referências e formaram grupos para iniciar o briefing. Foram formados 2 grupos. Tema definido: 25 anos de Tainã.

16:00 - Depois do briefing pronto os participantes começaram o raf

17:00 – Os participantes tiraram fotografias do espaço para estudar elementos gráficos, cores e texturas que seriam utilizados nos cartazes. Tratamos de noção de enquadramento, plano e recorte.

18:00 - Os participantes apresentaram o briefing e projeto gráfico, e deram inicio ao painel semântico no software inkscape.

19:00 - Os participantes iniciaram a produção dos cartazes a partir da estrutura de conteudo que tinham montado com briefing, projeto gráfico e painel semântico. A partir daí a oficineira sentou com cada grupo para fazer atendimento e tirar as dúvidas.

22:00 - Fechamento do dia com cartazes em aberto.

30/11/2014

09h -Ínicio da oficina com retomada dos arquivos abertos dos cartazes. A oficineira sentou com todos os grupos para tirar as dúvidas.

12:00 - intervalo para Almoço

17:00 – Finalização da oficina com apresentação dos cartazes por cada grupo e comentários e críticas dos líderes do assentamento a respeito do design e conteúdo dos cartazes.

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro: Sília Moan

Conteúdos:

29/11/2014

- Apresentação da Casa de Cultura Tainã e a importância de receber uma oficina de produção gráfica. Além do casa de cultura ser apresentada, a oficineira Sília Moan também apresentou o pontão Nos Digitais e falou sobre formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais;

- Roda de conversa sobre a importância da identidade, identidade cultural e tradição por meio do design gráfico;

- Apresentação de referências de cartazes africanos, simbologias e visualidades. Discussão sobre a manipulação da mídia por meio do design;

- Desenvolvimento de briefing, painel semântico e raf para os cartazes. A construção dos cartazes foi iniciada nesse dia.

30/11/2014

- Para a produção de cada cartaz os grupos trabalharam: vetorização de imagens para iustrações com uso de ferramentas como editor de nós e caneta bézier. Também foram desenvolvidos elementos gráficos a partir das imagens e cartela de cores a partir das referências traçadas no projeto gráfico. Também foi trabalha noção alinhamento dos elementos do cartaz com uso de grid e linhas. Foram apresentados filtros e como trabalhar efeitos em layers.

- Continuidade da produção dos cartazes no inkscape;

- Finalização dos cartazes, com o participantes entendendo o que são formatos, qual formato salvar para a gráfica e formatos para web.

- Apresentação dos cartazes e fechamento da oficina.


Fotos

Taina1.JPG Taina2.JPG

Taina3.JPG Taina4.JPG

Lista de Participantes:

Lucas Titon Andrade

Marcio Motarelli

Layla Xavier Silva

Denise Xavier

Priscila Dilá

Sônia Fardim

Valdir Jesus

Kendall Dixon

Daniel Balador Fogassa

Felipe Garcia


Localização do Ponto Sede

Endereço: Rua Inhambu, nº 645

Praça dos Trabalhadores, Vila Padre Manoel da Nóbrega

Campinas/ SP -CEP: 13060-280 - Brasil

Fone: +55 (19) 3228-2993

Ponto sede: Casa de Cultura Tainã

Produtos

Cartaz3.jpeg

Rota0.jpg