Ponto de Cultura Pilar do Sul - SOSACI - Pilar do Sul

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Sobre o Ponto

Fonte: www.pculturapilar.net
Foto do prédio: projeto Guri e Ponto de Cultura Pilar do Sul. Fonte: www.pculturapilar.net

O Ponto de Cultura Pilar do Sul desenvolve atividades desde o ano de 2006. No ano seguinte, iniciou o "Projeto Banco de Memórias" que utiliza a pesquisa histórico-cultural como base para registro, produção áudio-visual e divulgação da cultura popular local. Na área musical tocam um projeto chamado "TOM" que propõe a inclusão digital, musical e social e o aprendizado e uso de um software de ensino de música em parceria com o MINC,UNB,UFPA e UEPA. Além disso, propõe a formação da Orquestra de Violão/Multivozes como resultado do Curso de Violão.

Utilizam principalmente Ubuntu e, em alguns casos Debian. Os softwares usados com mais freqüência são esses: Kino, Cinelerra, QDVDAuthor, ffmpeg, Gimp, Ardour, Rosergarden (em estudo), Hydrogen e editores de texto e demais ferramentas comuns de Desktop.

A conexão fornecida pelo sistema GESAC/EMBRATEL não é suficiente para atender a meta do Projeto Tom Musical que pretende fornecer acesso a 500 usuários até dezembro como ferramenta digital para o ensino da música. Como principal demanda existe a urgência na formação de alguém para atuar na gestão da rede e solução de problemas mais complicados encontrados pelos usuários.

Contatos & Visitas

1° contato
Em Julho - Foi feito contato com Francisco em SP, e assim marcamos de ir pra Pilar do Sul, lá encontramos com Guilherme e Diego.

2° contato
Em Setembro - Foi possível o Instrutor da Macro Litoral e Região Serrana fazer contato com Ponto, assim como fortalecemos uma rede de Cultura e mobilização no Vale do Ribeira, durante o IV Encontro de Agro-ecologia e Educação Popular do Vale do Ribeira.

3° contato
Em Outubro - Convite e participação para o 1° Fórum Paulista de Cultura Digital

4° contato
Em Outubro também foi feita mais visita a a Pilar do Sul para colaboração/formação de rede sem-fio para 3 Encontro.

5° contato
Em Novembro foi também uma Oficina de Redes e Streaming em Pilar do Sul para transmissão do 3 Encontro de Cultura Popular.


Cultura Digital e Arquitetura de Rede

Trabalhos realizados

No ponto foi possivel ver o pessoal que tem projeto de audio e video. Também é ponto piloto no interior do projeto Tom – http://www.tomplay.com.br e que tinha problema com conexão com a GESAC, que bloqueava o site do projeto Tom. Foi feito ligações a Embratel/Gesac, aberto chamado para o problema e depois no outro dia estava resolvido. Este problema a meses se vinha arrastando, e já tinha sido informado ao Gesac, ao MC e Embratel. E alem foi colocado umas das maquinas como servidor de rede local e pessoal do ponto participou.

Localização

Ponto de Cultur Pilar do Sul
Endereço: Rua Major Euzébio de Moraes Cunha, n°297 - Pilar do Sul - CEP: 18185-000
Telefone: (15) 9784-3383 | (11) 3278-3676
Coordenadenação: Guilherme | E-mail: contatosArroba icone.jpgpilarcultural.org
Site: www.pilarcultural.org
Localização in Google Maps: MAPA