Proposta de Articulação da Cadeia Produtiva de Cultura Digital no Estado de São Paulo

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Introdução:

Esta proposta é resultado da reunião de alguns pontos de cultura durante o Pré-Fórum de Cultura Digital em São Carlos. Nesta reunião ficou bastante claro que a necessidade mais latente de articulação da rede de cultura digital não se adequa ao formato de um Fórum.

Em função desta percepção surgiu a proposta de realização de um evento de Cultura Digital que confluísse as ações de coletivos espalhados pelo estado de forma a potencializar suas trocas, a Feira de Cultura Digital.

Justificativa:

Várias ações já foram tentadas na rede de pontos de cultura no sentido de formação e disseminação da Cultura Digital, sendo que algumas delas alcançaram frutos razoavelmente duradouros, o que pode ser percebido no domínio e na disseminação de Software Livre, como também nos produtos digitais já realizados por pontos de cultura no estado.

Ocorre que estas ações sempre se caracterizaram como processos intermitentes e, de certa forma, "controlados" pelas inteções do governo. Acreditamos que na atual conjuntura seja mais importante fomentar a cadeia produtiva de cultura digital de uma maneira geral, pensando na produção, na formação, no consumo e nos processos de troca de conhecimentos e produtos, com vistas a favorecer a autonomia e sustentabilidade dos coletivos.

Entendemos que "olhar" a cadeia produtiva de cultura digital e não apenas a necessidade de formação dos pontos de cultura permite vislumbrarmos frutos mais perenes para a rede de pontos.

Descrição:

Nas mais diversas partes do mundo, e nos tempos mais remotos das civilizações sempre houve um espaço, um local, com certa regularidade de acontecimento, onde as pessoas de diferentes lugares pudessem se encontrar para trocar/vender produtos, assim como trocar informações e apreciar as manifestações culturais dos grupos ali presentes: A feira. A poesia de cordel, além de poesia, é jornal e entrentenimento, e fica exposto para leitura e aquisição na feira, enquanto uma conversa acontecia ou mesmo uma música, isso no meio de tantas outras atividades que se confundiam com comércio e trocas.

A Feira de Cultura Digital para além dos aspectos tradicionais de uma feira, será também um espaço de documentação e apresentação das manifestações ali presentes, além de proporcionar novas relações de economia, baseadas na solidariedade e equidade. Durante a feira teremos oficinas de apropriação tecnológica, ou seja, as pessoas que participam da feira irão aprender e ensinar a editar seu próprio vídeo, gravar um CD do grupo, fazer um cartaz do evento, criar um almanaque... As possibilidades são vastas, vão depender do conhecimento já acumulado na área, assim como das demandas de cada coletivo e indíviduo ali presente.

Pretendemos construir um espaço de imersão e convergência no qual coletivos e indivíduos conectados à produção, consumo e fruição de cultura digital se encontrem, se reconheçam, troquem experiências, serviços, produtos e conhecimentos.

Esta concepção parte da premissa de aproximação entre "cultura digital" e "economia solidária"/"economia criativa", tendo como referência duas dinâmicas: de um lado os espaços já conhecidos como feiras de trocas e de outro as imersões de aprendizado e contruções digitais.

Para a realização da Feira de Cultura Digital é necessário um cronograma de ativação da rede, que passe pela efetivação de contatos e eventos preparatórios distribuídos no tempo e nas regiões do estado.

Nos encontros preparatórios a potência de cada região será ativada a partir do que existe ao redor dela, assim a rede será fomentada de maneira mais efetiva. Para que as iniciativas possam emergir em um grande encontro, que tem como base o conceito de trocas de produtos e conteúdos digitais.

Referência:

http://feiraculturadigital.blogspot.com/

http://www.culturadigital.br/plima/2010/03/25/feira-cultura-digital-dos-bairros-e-comunidades/

Objetivos:

- Fortalecer os elos da cadeia produtiva da cultura digital no estado de São Paulo

- Fomentar a rede de pontos de cultura e espaços de cultura digital por meio de Encontros que possibilitem a troca e o fortalecimento da rede em cada região.

- Potencialização das atividades de cultura digital e ligação entre os pontos de cada região, assim como o que existe ao redor deles.

Público Alvo:

Coletivos Culturais e Sociais, Programadores, Desenvolvedores, Educadores, Designers Gráficos, Usuários e Público em geral, Apoiadores, Financiadores.

Cronograma:

Fevereiro: 1° Encontro preparatório

Local: Cananéia

Público: Pontos de Cultura e coletivos do vale do Ribeira.

Março: 2° Encontro preparatório

Local: Campinas

Público: Pontos de Cultura e coletivos da grande campinas e interior.

Maio: 3° Encontro preparatório

Local: São José dos Campos

Público: Pontos de Cultura e coletivos do vale do paraíba.

Junho: Feira Cultura Digital

Local: a definir