RdUser

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Curso oferecido pela CODAP-UFSCar como formação de equipe interna para implementação de uma rádio web da UAB-UFSCar. Autores Francisco Simões, Daniel Roviriego e Lucas Tavares

Licensa: CC BY-NC-SA

Justificativa:

Novos tempos na comunicação se anunciam. O acesso à tecnologias livres aliado aos conceitos de democratização da comunicação, constituem ingredientes capazes de fazer grande diferença nos meios públicos de comunicação. À luz destes conceitos a proposta do curso procura formar agentes comunicadores capacitados a produzir e gerir conteúdo em uma RádioWeb usando softwares livres. Colaborando com a produção de massa crítica e ajudando a expandir os horizontes da comunicação social pública.

Ementa e conteúdo programático:

O curso inicia abordando os conceitos que servirão de base teórica ao modelo de Rádio proposto, passando a atividades práticas para compreensão das ferramentas livres de automação de rádio e termina propondo a produção de conteúdo radiofônico acerca dos temas abordados no curso. Este módulo é dividido em 4 unidades:

Unidade 1

  • Introdução: conceito de Rádio Aberta
  • Tecnologias Livres: GPL, Copyleft e software livre.
  • Democratização da Comunicação no Brasil: desafios em curso

Unidade 2

  • Entendendo o funcionamento e uma rádio:estrutura de programação, os ciclos semanais, a relação com o ouvinte
  • Rivendell, Software livre de automação de rádios:Breve histórico, Estrutura do software, Entendendo os módulos

Unidade 3

  • Montagem de uma grade de programação automatizada: Cartões, cuts e Códigos de sorteio

Unidade 4 Criando uma grade ideal de programação: Eventos, Relógios e grade de programação

Objetivos do curso:

Capacitação de corpo técnico na produção de conteúdo e veiculação segundo os princípios da democratização da comunicação, produção independente e uso de tecnologias livres.

Desenvolver através de atividades pedagógicas uma rádio WEB, cuja programação seria criada e gerida a distância pelas equipes participantes do curso.

Ao final do curso teríamos uma base de dados, e pessoal capacitado para dar continuidade ao desenvolvimento da RádioWEB, através de novos cursos ou por gerência da coordenação.

Metodologia:

Através de atividades que busquem, a todo momento, produzir conteúdo para ser utilizado na rádio-resultante do curso. Ou seja, cada atividade se propõe a dar conta de uma etapa da construção de uma estrutura de difusão de conteúdo radiofônico via WEB. Ao final do processo teremos como resultado uma rádio programada para transmitir de forma automática conteúdos selecionados e produzidos durante o curso, mostrando de maneira clara e imediata os resultados atingidos no curso.

Unidade 1


"licenciado sob a CC-By-NC-SA"