Seminário Nós Digitais

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Avaliação Geral

trabalho em equipe

O andamento do trabalho em equipe foi avaliado positivamente. Essa avaliação foi baseada na melhora das relações entre as pessoas que em alguns casos mal se conheciam e na grande diminuição de ruídos internos se compararmos o andamento do trabalho com a equipe anterior do projeto. Tendo com certeza questões a melhorar mais caminhando bem.


A ajuda mútua, a colaboração e a relação generosa da equipe foi ressaltada como parte fundamental da ação coletiva que mantém a equipe junto à ação do Nós Digitais.


geração de conteúdo

A wiki do Nós Digitais cresceu bastante no último período, com novas seções como Projetos Especiais, Oficinas Abertas, Esporodifusores e Lab Macambira. Esse crescimento foi bastante importante e mostra uma continuidade nas ações de geração de conteúdo, ao mesmo tempo indicam a necessidade de maior "jardinagem" e definição de "categorias" para as postagens, a fim de melhorar a organização e facilitar o acesso aos conteúdos existentes na wiki.

A necessidade de avaliar os conteúdos mais antigos, atualizá-los e revisitá-los é bastante preemente, o que geraria provavelmente uma nova configuração das caixas da página de entrada da Wiki e também a desconexão de conteúdos que já não apresentam relevância.

Também se considerou importante avaliar o conteúdo postado no site do Pontão, talvez preencher este espaço com materiais mais densos, com outra periodicidade. Ficou aqui o indicativo de geração de uma "fazenda" de blogs dos integrantes e agregados do Nos Digitais, de forma à todos terem espaço para postar e suas postagens além de estar no seu blog aparecerem na página de entrada do site.


relação com a Teia

A relação da equipe do Nós Digitais e das atividades do projeto com a equipe e a estrutura mais ampla da Teia foi considera boa, com avanços importantes e necessidades de melhoria pontuais. Foi ressaltada a importância da relação do Nós Digitais com o Teia das Culturas e a aproximação dos campos dos referidos projetos de forma a construir uma aglutinação potente entre cultura popular e cultura digital, que não só delineia a cara da "Teia" como consolida um "case" único.

Ficou aqui apontada a perspectiva de ampliar a aproximação entre projetos e o entendimento de que determinadas ações devam ser realizadas de forma conjunta. O horizonte mais claro deste tipo de aproximação, seja pelas características das atividades seja pelo interesse demonstrado pelas pessoas envolvidas é a intervenção do digital e da cultura no ensino formal.

Uma das perspectivas percebidas está relacionada à questão do suporte, educação à distãncia e continuada.


relação com a rede de pontos

A implementação do Nós Digitais nos anos 2011 e 2012 se deparou com uma realidade dentro da rede de pontos de cultura do estado de São Paulo muito diferente daquela que estava em andamento nos princípios de 2010, momento em que as atividades foram interrompidas por falta de financiamento do MinC. As articulações entre pontos, as ações coletivas e o consequente fortalecimento que se assistia na rede deu lugar ao pouco contato, a alguns encerramentos de atividade e desconexões.

Em virtude desse quadro a principal ação inovadora idealizada, a atividade de formação continuada dos Projetos Especiais sofreu um impacto bastante significativo. O Nós Digitais procurou permanecer em contato amplo com a rede, participando das reuniões ampliadas da comissão paulista de pontos de cultura e às atividades que envolviam pontos. De qualquer forma a situação da rede não pode ser revertida pela ação de um grupo em isolado. Ao longo da implementação deste ano realizamos ações coletivas integrando pontos e fomentando avanços dentro da rede, muito embora não seja possível perceber a continuidade de avanços de parceiros históricos junto a rede.

Ficou apontada a intenção de apoiar claramente ações da rede que estão pouco bombadas como um caminho importante para viabilizar o ressurgimento de parceiros que estão meio "amortecidos". Nas oficinas abertas, o contato direto com os pontos espalhados pelo estado demonstra que vários deles estão bastante isolados entre si. Toda essa ação aponta para nós a necessidade de ampliar e qualificar nossa ação de comunicação, para contribuirmos mais fortemente com outras iniciativas dentro da rede.


cultura viva

Toda a condição em que a rede se encontra está diretamente ligada à situação do Programa Cultura Viva e as incertezas que rondam a sua continuidade e o tal do "redesenho". Ficou apontada a necessidade de repensar como juntar nódulos mais fortes que permanecem ativos e imaginar como desenvolver ações conjuntas.

Avaliação e Proposições - PEs e OAs

Projetos Especiais (PEs)

Questões Importantes para serem levadas em conta na escolha de Projetos Especiais: 1° o interesse real do grupo em se dedicar na formação; 2° sintonia de intenções - grupos que pretendem ou fazem disseminação do conhecimento absorvido.

Ao longo da primeira implementação de Projetos Especiais ficou clara a diferença do envolvimento e consequentemente dos resultados atingidos com os grupos que demonstraram mais fortemente seu interesse em receber formações continuadas, abrindo espaço nas suas atividades cotidianas e direcionando parte de sua equipe para as atividades. Assim como com os grupos que tem como ação direta realizar formação ligada à ferramentas digitais, de forma a replicar a formação recebida.

Entre os integrantes da equipe responsáveis pelo acompanhamento dos PEs foi unânime a avaliação que os cinco PE que chegaram até o final se desenvolveram positivamente, resultado que valida a idéia de formação continuada e dos PEs.

Proposições: idéia de amarrar mais a atuação conjunta, delimitando os objetivos de onde queremos chegar com cada grupo e acompanhando esse andamento por metas definidas coletivamente no tempo. Pensar em produtos ou algo parecido com isso.

Oficinas Abertas (OAs)

A avaliação geral é de que foi muito positiva a implementação das oficinas abertas e nessa ação encontramos grupos interessantes para desenvolver ações mais continuadas.

Como melhorias necessárias destacamos a necessidade de dar mais atenção à preparação das oficinas, dos computadores, do espaço. Preparar um material prévio, que apresente conteúdos que serão tratados e links para material base a ser estudado previamente à atividade que será desenvolvida. Inserir a wiki como parte fundamental das oficinas. Pensar um kit para as oficinas.

Proposta de reabrir inscrições o mais rápido possível e ao mesmo tempo direcionar ações para fechar parceiros interessantes e boas oficinas.

Encerramento 1° Parcela / Situação 2°

Estamos em processo de finalização da 1° Parcela, com parte das atividades integralmente realizadas e outras ainda por fazer. Entre esse momento e o repasse da 2° Parcela iremos nos focar em realizar as ações faltantes, mantendo a equipe vinculada a estas atividades.

Equipe - Banto . Chico , Daniel , Moan , Teddy . Renatinha irá acompanhar mais distante.


Funções - Demanda de pessoa na comunicação / Chico apresenta que tem interesse em se manter envolvido mas mais conectado à area de áudio e com uma dedicação diária um pouco menor. Interesse em atuação em projetos de cultura digital e escola / Daniel aponta que pretende, dentro do possível, realizar menos viagens ao longo do dia a dia e que seria importante a representação do Nós Digitais estar mais diluída na equipe e menos centralizada / Re coloca a sua dificuldade de dedicação no trampo em função de outras frentes que já está envolvida / Banto apresenta que pretende viajar menos, estar menos na funça de oficinas e dedicado à uma rotina diária mais contínua de trampo, oficinas e PEs mais próximos / Moan apresenta interesse em estar dedicada na parte gráfica do projeto, não ve afinidade para ficar com a comunicação como um todo e quer permanecer nos projetos especiais.


Teia e Cultura Digital

Projetos em Andamento

- Nós Digitais

- Esporodifusores

- Parceria Contato

- Parceria Lab Macambira


Projetos Começando

- Cultura Digital na Escola


Projetos em idealização

- Arranjo Produtivo DBC

- Conteúdos didáticos digitais

- Desenvolvimento de software

Pensar em aumentar as articulações com Teia das culturas, relação com escola e projetos especiais. Ampliar o entendimento da unidade entre as atividades culturais que são desenvolvidas o que significa uma modificação cotidiana da estrutura organizacional e decisória da Teia. Levar esse debate para a estrutura da Teia.

Arranjo Produtivo Digital de Base Comunitária

Afluente Comunicação

Produção de conteúdos em software livre. Confluem aqui aúdio, vídeo e web. Construção de equipe multidisciplinar capaz de produzir. Gerando vídeos, áudios e gráficos em Software Livre. Streaming de vídeo. Streaming de áudio, automação de áudio e rivendell. Formação para rádios migrarem para SL.

Relação com conteúdo escolar, cultura e escola, conteúdos digitais. Formação.

Ritmo mínimo de produção de postagem e portal aglutinador conjunto com os parceiros.

A compreensão da comunicação como um campo fundamental para disseminar o trabalho e como fonte de renda futura para viabilizar as ações.


Afluente Código

Formação de codeiros populares. Desenvolvimento de códigos voltados à produção audiovisual e à ação web engajada para a transformação social.

Desenvolvimento do Rivendell - módulos web em 1° plano e automação de vídeo em 2° plano.


Direções

A intenção está em fechar em torno do Rivendell, pensando o potencial da ferramenta no afluente comunicação e código.

Comunicação - webrádio e rádio / formação em rádio - comunicação / produção de conteúdos

Código - desenvolvimento e formação.

Parceiros potenciais: Rádio UFSCar, Rádio Capivara, UAB - SEAD, Async, Futuria, Lab Macambira. MiniCom, ARPUB, ABRAÇO.

Outros Parceiros: Rádio Muiraquitã, Rádio Cala Boca Já Morreu, Rádio Amnésia.

Produtos possíveis: migração de rádios, formação para rádios, desenvolvimento da distro rivendell-br, bancos de dados iniciais, tutoriais, conteúdos de rádio, conteúdos didáticos, curso de EAD.

Encaminhamentos e Agenda

Nós Digitais

Relatório:

Projetos Especiais - até dia 17 de agosto concluir as descrições e documentações na Wiki. Oficinas Abertas - fechar até dia 17 de agosto as descrições e documentos das atividades. Data final de entrega do relatório - fim de agosto

Finalização Atividades

realização de 12 oficinas abertas em 3 meses realização do 3 encontro de PE - indicado para rolar no CONTATO


Esporodifusores

Realização de vídeo aulas sobre Rivendell. Até o fim de setembro.

Duas formações: Rádio Cala Boca já Morreu (Setembro) e Rádio Amnésia (agosto/setembro).

Encontro de usuários e desenvolvedores de Rivendell. (Outubro)


Arranjo Produtivo DBC

Reunião coletiva - semana que vem

Primeiro Esboço - até 25 de agosto

Reunião de Parceiros - até a primeira quinzena de setembro


Escola / Digital

Estudar as ferramentas de mapeamento. Mapas Coletivos e Plugin Wordpress do HackLab - até 17 de agosto

Reunião Banto e Vivian - até 17 de agosto

Solução técnica para a ferramenta web - tomar uma decisão até 17 de agosto