Oficina 1 - Azimuth Pés no Chão: mudanças entre as edições

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 73: Linha 73:
Arturo Justicia
Arturo Justicia
Rafael A. Ohl
Rafael A. Ohl
Beto Cadilhe


== Localização do Ponto Sede==
== Localização do Ponto Sede==
Ponto de Cultura Azimuth
Ponto de Cultura Azimuth
Local: Rua Doutor Carvalho 150, Centro, Ilha Bela -SP
Local: Rua Doutor Carvalho 150, Centro, Ilha Bela -SP

Edição das 19h47min de 16 de março de 2012

Sobre os Pontos Participantes

Ponto de Cultura Azimuth Localizado na sede da Colônia dos Pescadores, em Ilhabela-SP, antiga associação criada inicialmente para atender às necessidades dos pescadores da região. O ponto se estabeleceu desde 2009, via convênio pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Sobre o ponto: Azimuth Ponto de Cultura e Sustentabilidade tem como objetivo criar um espaço aberto ao diálogo e reflexão sobre temas de interesse global aliados a um núcleo de aprendizagem, onde a metodologia se fundamenta na arte, cultura, economia e meio ambiente. Propõe-se fomentar o processo da Agenda 21 da cultura, estimulando o diálogo entre identidade local e a diversidade cultural, integrando diferentes formas de representação artística e visões de mundo, consolidadas através de práticas de educação para sociedades sustentáveis. Possibilitar aos participantes que intervenham na realidade local de forma positiva, responsável e empreendedora, orientando ações de cidadania que contribuam para o desenvolvimento de nossa cultura, a preservação do meio ambiente e a valorização da vida.

Site ponto: azimuth.org.br

Perfil facebook

Projeto: Cinema no ponto

Vídeos produzidos: youtube

Os trabalhos são divididos em 3 eixos: 1. Observatório do arquipélago Objetivo: Capacitação de agentes culturais aptos a elaborar e produzir audiovisuais com a temática socioambiental contemporânea contribuindo para o registro e acervo cultural do Arquipélago de Ilhabela. - Desde o início do ponto ocorreram diversas oficinas de audiovisual. No início ocorreram oficinas com Ike Banto com o software Cinelerra. Porém devido às demandas e ao corpo técnico no momento de capacitação dos agentes culturais, utilizou-se software proprietário, o Adobe premier. A capacitação foi muito produtiva, despertando interesse em muitas pessoas na captura, edição e produção audiovisual. Atualmente há planos de se trabalhar com edição de vídeo em escolas, o que torna muito interessante o uso de softwares livres e que culminou no interesse na oficina com Kdenlive.

2. Arquipélago musical Objetivo: Arquipélago Musical propõe a valorização das diferentes vertentes musicais da região, atuando como agente transformador da realidade social dos participantes. O programa prevê a realização de cursos, oficinas de confecção de instrumentos e estudo de teoria musical. Será iniciado com o projeto “Linguagem dos Tambores” que objetiva a formação da Orquestra Percussiva de Ilhabela, como a alternativa de profissionalização e inclusão social. - Atualmente esse eixo funciona em parceria e na sede do Projeto Guri, o que contribuiu muito com a infra-estrutura e o diálogo entre as manifestações culturais de ambos projetos.

3. Mãos Caiçaras Objetivo: O Programa “Mãos Caiçaras” tem como objetivo promover a geração de renda como alternativa às atividades pesqueiras nas comunidades tradicionais caiçaras do arquipélago de Ilhabela. O propósito das Oficinas de artesanato é buscar na comunidade os trabalhos já realizados e que necessitam de aprimoramento e também a criação de produtos com potencial de comercialização. Pretende-se que o aluno não só aprenda as técnicas necessárias, desenvolva seu potencial criativo, mas que também crie relações mais harmoniosas entre ele (indivíduo) e a natureza, utilizando matéria prima de sua comunidade, de maneira consciente e com sensibilidade ecológica. Busca-se com isso, que o participante, desenvolva produtos ecológicamente corretos, com valor agregado para sua maior aceitação no mercado e que possam formar uma cooperativa de trabalho, gerando renda e inclusão social. - Esse eixo está começando agora, com a articulação inicial com as comunidades que realizam artesanatos e a busca de parcerias como a Incubadora de cooperativas da USP, na parte de comércio justo e cooperativismo e o Parque Estadual de Ilhabela, na parte de manejo das espécies para o artesanato.

Ponto de Cultura Pés no Chão Infelizmente não foi possível a participação do ponto, apesar do interesse inicial de pessoas do ponto.

Cronograma

17/3

12h - Chegada no Ponto Azimuth e almoço

14h - Apresentação do ponto e ações e Instalação do Ubuntu


18/3

10h - Início oficina vídeo

12h - Almoço

14h - Oficina vídeo

Descrição da Oficina

Oficineiro: Sília Moan da Silva

Apoio e registro: Renata Utsunomiya

Conteúdos: 17/3

Conversas sobre as demandas do ponto que já trabalha na área de audiovisual, sobre experiências com diferentes softwares proprietários e livres. O trabalho na área já vem capacitando jovens da comunidade e gerou produtos audiovisuais. Existe também uma demanda de alguém que trabalhe com design gráfico. Instalação do Ubuntu 11.04 em três computadores do Azimuth. Dois laptops e uma ilha de edição de vídeo. Apresentação de recursos básicos como o Gerenciador de programas, Gerenciador de Pacotes e Terminal. Instalação do Kdenlive, Gimp, Krita e Inkscape Explicação sobre o Terminal, linguagem e comandos básicos para instalação.

Produtos:

Lista de Participantes: Arturo Justicia Rafael A. Ohl Beto Cadilhe

Localização do Ponto Sede

Ponto de Cultura Azimuth Local: Rua Doutor Carvalho 150, Centro, Ilha Bela -SP