Oficina 1 - Azimuth Pés no Chão: mudanças entre as edições

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 17: Linha 17:
Vídeos produzidos: [http://www.youtube.com/user/azimuthpontodcultura/videos youtube]
Vídeos produzidos: [http://www.youtube.com/user/azimuthpontodcultura/videos youtube]


Os trabalhos são divididos em 3 eixos:
Os trabalhos são divididos em 3 eixos:


'''1. Observatório do arquipélago'''
'''1. Observatório do arquipélago'''
Linha 37: Linha 37:
Busca-se com isso, que o participante, desenvolva produtos ecológicamente corretos, com valor agregado para sua maior aceitação no mercado e que possam formar uma cooperativa de trabalho, gerando renda e inclusão social.
Busca-se com isso, que o participante, desenvolva produtos ecológicamente corretos, com valor agregado para sua maior aceitação no mercado e que possam formar uma cooperativa de trabalho, gerando renda e inclusão social.
- Esse eixo está começando agora, com a articulação inicial com as comunidades que realizam artesanatos e a busca de parcerias como a Incubadora de cooperativas da USP, na parte de comércio justo e cooperativismo e o Parque Estadual de Ilhabela, na parte de manejo das espécies para o artesanato.
- Esse eixo está começando agora, com a articulação inicial com as comunidades que realizam artesanatos e a busca de parcerias como a Incubadora de cooperativas da USP, na parte de comércio justo e cooperativismo e o Parque Estadual de Ilhabela, na parte de manejo das espécies para o artesanato.
----


'''Ponto de Cultura Pés no Chão'''
'''Ponto de Cultura Pés no Chão'''

Edição das 15h58min de 19 de março de 2012

Sobre os Pontos Participantes

Ponto de Cultura Azimuth Localizado na sede da Colônia dos Pescadores, em Ilhabela-SP, antiga associação criada inicialmente para atender às necessidades dos pescadores da região. O ponto se estabeleceu desde 2009, via convênio pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Sobre o ponto: Azimuth Ponto de Cultura e Sustentabilidade tem como objetivo criar um espaço aberto ao diálogo e reflexão sobre temas de interesse global aliados a um núcleo de aprendizagem, onde a metodologia se fundamenta na arte, cultura, economia e meio ambiente. Propõe-se fomentar o processo da Agenda 21 da cultura, estimulando o diálogo entre identidade local e a diversidade cultural, integrando diferentes formas de representação artística e visões de mundo, consolidadas através de práticas de educação para sociedades sustentáveis. Possibilitar aos participantes que intervenham na realidade local de forma positiva, responsável e empreendedora, orientando ações de cidadania que contribuam para o desenvolvimento de nossa cultura, a preservação do meio ambiente e a valorização da vida.

Site ponto: azimuth.org.br

Perfil facebook

Projeto: Cinema no ponto

Vídeos produzidos: youtube

Os trabalhos são divididos em 3 eixos:

1. Observatório do arquipélago

Objetivo: Capacitação de agentes culturais aptos a elaborar e produzir audiovisuais com a temática socioambiental contemporânea contribuindo para o registro e acervo cultural do Arquipélago de Ilhabela. - Desde o início do ponto ocorreram diversas oficinas de audiovisual. No início ocorreram oficinas com Ike Banto com o software Cinelerra. Porém devido às demandas e ao corpo técnico no momento de capacitação dos agentes culturais, utilizou-se software proprietário, o Adobe premier. A capacitação foi muito produtiva, despertando interesse em muitas pessoas na captura, edição e produção audiovisual. Atualmente há planos de se trabalhar com edição de vídeo em escolas, o que torna muito interessante o uso de softwares livres e que culminou no interesse na oficina com Kdenlive.

2. Arquipélago musical

Objetivo: Arquipélago Musical propõe a valorização das diferentes vertentes musicais da região, atuando como agente transformador da realidade social dos participantes. O programa prevê a realização de cursos, oficinas de confecção de instrumentos e estudo de teoria musical. Será iniciado com o projeto “Linguagem dos Tambores” que objetiva a formação da Orquestra Percussiva de Ilhabela, como a alternativa de profissionalização e inclusão social. - Atualmente esse eixo funciona em parceria e na sede do Projeto Guri, o que contribuiu muito com a infra-estrutura e o diálogo entre as manifestações culturais de ambos projetos.

3. Mãos Caiçaras

Objetivo: O Programa “Mãos Caiçaras” tem como objetivo promover a geração de renda como alternativa às atividades pesqueiras nas comunidades tradicionais caiçaras do arquipélago de Ilhabela. O propósito das Oficinas de artesanato é buscar na comunidade os trabalhos já realizados e que necessitam de aprimoramento e também a criação de produtos com potencial de comercialização. Pretende-se que o aluno não só aprenda as técnicas necessárias, desenvolva seu potencial criativo, mas que também crie relações mais harmoniosas entre ele (indivíduo) e a natureza, utilizando matéria prima de sua comunidade, de maneira consciente e com sensibilidade ecológica. Busca-se com isso, que o participante, desenvolva produtos ecológicamente corretos, com valor agregado para sua maior aceitação no mercado e que possam formar uma cooperativa de trabalho, gerando renda e inclusão social. - Esse eixo está começando agora, com a articulação inicial com as comunidades que realizam artesanatos e a busca de parcerias como a Incubadora de cooperativas da USP, na parte de comércio justo e cooperativismo e o Parque Estadual de Ilhabela, na parte de manejo das espécies para o artesanato.


Ponto de Cultura Pés no Chão Infelizmente não foi possível a participação do ponto, apesar do interesse inicial de pessoas do ponto.

Cronograma

17/3

12h - Chegada no Ponto Azimuth e almoço

14h - Apresentação do ponto e ações e Instalação do Ubuntu


18/3

10h - Início oficina vídeo

12h - Almoço

14h - Oficina vídeo

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro: Renata Utsunomiya

Conteúdos:

17/3

Conversas sobre as demandas do ponto que já trabalha na área de audiovisual, sobre experiências com diferentes softwares proprietários e livres. O trabalho na área já capacitou jovens da comunidade e gerou produtos audiovisuais. Atualmente existem algumas pessoas que trabalham na área de edição de vídeo e programação web, inclusive um deles trabalha com software proprietário mas fará trabalhos com crianças de uma escola, o que torna interessante o uso do Kdenlive por ser livre. Existe também uma demanda de alguém que trabalhe com design gráfico e também muito interesse em Streaming de vídeo.

Instalação do Ubuntu 11.04 em três computadores do Azimuth. Dois laptops e uma ilha de edição de vídeo. Apresentação de recursos básicos como o Gerenciador de programas, Gerenciador de Pacotes e Terminal. Instalação do Kdenlive, Gimp, Krita e Inkscape Explicação sobre o Terminal, linguagem e comandos básicos para instalação.

18/3

Instalação de plugins do Kdenlive na ilha de edição para remover bugs

Introdução ao Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc.

Vídeo experimental para demonstrar facilidade de renderizar e divulgar vídeos: "Oficina Kdenlive Ilha Bela" Captura de vídeo a partir da câmera filmadora HD para o pc via cabo firewire. Vídeo de oficina do Arquipélago musical e de projeto de saneamento ecológico na comunidade Emaus, em Ubatuba;

Breve explicativo sobre Gimp e Inkcape. Gimp: princípios básicos de recorte, tratamento de imagens e formatos de arquivo; Inkscape: princípios básicos de importação de imagens, caixas de texto, polígonos e seu preenchimento e contorno, ordenamento de camadas, exportação em .png etc.

Produtos: "Oficina Kdenlive Ilha Bela"

Projeto Mãos Caiçaras

Lista de Participantes:

Arturo Justicia

Rafael A. Ohl

Beto Cadilhe

Cristina Catta

Localização do Ponto Sede

Ponto de Cultura Azimuth Local: Rua Doutor Carvalho 150, Centro, Ilha Bela -SP

Mapa das oficinas abertas 2012