Oficina 33 - Agência Solano Trindade: mudanças entre as edições

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 19: Linha 19:
10h - Chegada no ponto e ações de instalação do sistema operacional nos 3 computadores do espaço
10h - Chegada no ponto e ações de instalação do sistema operacional nos 3 computadores do espaço


11h - Apresentação do material levada por cada grupo. Foram montados 3 grupos com 7 participantes cada e dois levaram vídeos relacionados a capoeira e outro imagens produzidas sobre a realidade da biblioteca presente no espaço.  
11h - Apresentação do material levada por cada grupo. Foram montados 3 grupos com 3 participantes cada e um levou imagens relacionadas a Terreiro e os outros dois a manifestações.
Foi abordada a prática do funcionamento do Software Livre Kdenlive,  iniciando com a decupagem e finalizando com as transições e tela final.  
Foi abordada a prática do funcionamento do Software Livre Kdenlive,  iniciando com a decupagem e finalizando com as transições e tela final.  



Edição das 08h09min de 29 de outubro de 2013

Sobre o Ponto

Ponto de Cultura Solano Trindade

O ponto de cultura Solano Trindade tem o objetivo de fomentar a cultura popular através da viabilização financeira da produção artística da periferia, construindo estratégias de autofinanciamento e sustentabilidade econômica. O projeto tenta entender as relações de produção, consumo e comercialização de serviços, produtos e conhecimentos culturais e assim contribuir com o desenvolvimento da economia criativa local.

Cronograma

22/10/2013

10h - Chegada no Ponto Solano trindade

10:30h - Inicio de oficina com roda de apresentação e construção de referências audiovisuais

17:00h - Finalização da oficina com cada participante utilzando o Kdenlive

23/10/2013

10h - Chegada no ponto e ações de instalação do sistema operacional nos 3 computadores do espaço

11h - Apresentação do material levada por cada grupo. Foram montados 3 grupos com 3 participantes cada e um levou imagens relacionadas a Terreiro e os outros dois a manifestações. Foi abordada a prática do funcionamento do Software Livre Kdenlive, iniciando com a decupagem e finalizando com as transições e tela final.

20:00 - Termino da oficina com a apresentação dos vídeos produzidos e roda de comentários sobre a oficina de edição livre.

Descrição da Oficina

Oficineira: Sília Moan da Silva

Apoio e registro: Sília Moan

Conteúdos:

22/10/2013

- Apresentação do Ponto Solano Trindade. O espaço já desenvole trabalhos na área de cultura digital, entretanto com software proprietário. - Introdução a formatos de documentação livre, e apresentação da Wiki do Pontão Nós Digitais; - Roda de conversa sobre Software Livre e apresentação do documentário Revolution OS; - Apresentação das ferramentas de comunicação do Kdenlive, como Fórum e lista; - Definição de Equipes de edição e construção do projeto gráfico.

23/10/2013

- Instalação do Ubuntu 12.10 em três computadores do Solano Trindade. Apresentação de recursos básicos como o Gerenciador de programas, Gerenciador de Pacotes e Terminal. Instalação do Kdenlive, Gimp, Krita e Inkscape Explicação sobre o Terminal, linguagem e comandos básicos para instalação.

- Apresentação das seguintes ferramentas do Software Kdenlive: Árvore de projetos, Monitor de projeto, clipes e gravação; Clipes de título, cor, áudio e vídeo; Decoupagem dos clipes; Timeline; Efeitos de transição, de vídeo e de áudio; Captura via cabo firewire direto no kdenlive; Captura de Tela para elaborar tutoriais; Renderização. Dicas gerais: sempre salvar, não carregar muito para não travar, etc.

- Finalização dos víeos e conversa sobre como utilizar a trilha sonora, efeitos de trilha e finalização do vídeo.

Fotos

Lista de Participantes:

Localização do Ponto Sede

Rua zacarias mazel, 128

Jd Maria Sampaio

Telefone: 2307.7416

E-mail: agsolanotrindade@gmail.com

  • Ponto sede: Casa da Mulher

Produtos