Pré Fórum Paulista de Cultura Digital

De Pontão Nós Digitais
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Proposta

O Pré Fórum de Cultura Digital Paulista é uma ação de articulação da rede da Cultura Digital que objetiva criar um espaço de encontro para que diversos coletivos possam discutir e definir os temas e a configuração do Fórum de Cultura Digital Paulista 2012.

Justificativa

Fortalecer a rede por meio de processos colaborativos que são potencializados com encontros presenciais e que facilitem momentos em que toda a rede possa se enxergar e desenvolver colaborativamente a estrutura ideal para a realização do Fórum de Cultura Digital Paulista 2012.

Cronograma

Dia 16/11 - quarta-feira
15h - Roda de compatibilização - sync entre coletivos
Dia 17/11 - quinta-feira
15h - Mutirão de ideias - organização para encaminhamento
19h - Contato Eletrônico
Dia 18/11 - sexta-feira
15h - Joga adiante - apresentação e diálogo com a SEC

Programação

Roda de compatibilização - sync entre coletivos

Espaço aberto de articulação entre os coletivos de cultura digital do estado de São Paulo. Dinãmica livre de apresentação dos presentes e das espectativas para o Fórum de Cultura Digital. Anotação das espectativas e aglutinação das mesmas por afinidade.

Mutirão de ideias - organização para encaminhamento

A partir da aglutinação das espectativas - realizadas nos dia anterior - os interessados se reunem em grupos para discutir e sistematizar as ideias para realização do Fórum de Cultura Digital.

Joga adiante - apresentação e diálogo com a SEC

Apresentação da sistematização das ideias feitas no dia anterior. Diálogo sobre as mesmas com representantes da SEC e definição de um grupo de representação dos coletivos para organizar o Fórum.

Preparação do fórum

O grupo de representação dos coletivos deverá trabalhar na sistematização das propostas e apresentar um resultado deste trabalho até o janeiro de 2012. Essa proposta será a base a ser implementada no II Fórum Paulista de Cultura Digital.

Espaço Macambira

Espaço de projetos de cultura digital no Contato, com projetos do Lab Macambira, estarão ocorrendo paralelamente ao pré-fórum no mesmo prédio (INCOOP - UFSCar). O Lab Macambira é um grupo de desenvolvimento avançado em software livre, parte do pontão de cultura digital Nós Digitais.

Participantes

Fotos

P-forum.JPG P-forum2.JPG P-forum3.JPG P-forum4.JPG

Resultados

Durante os debates foi formulada uma proposta para a SEC, no sentido de fomentar e fortalecer ações de Cultura Digital dentro da Rede de pontos de cultura do estado de São Paulo. Essa proposta inicial foi apresentada para representantes da Secretaria de estado da Cultura que estavam presentes no último dia de debate. Depois disso a proposta foi finalizada e segue aqui para conhecimento geral:

Proposta de Articulação da Cadeia Produtiva de Cultura Digital no Estado de São Paulo