Projetos Especiais 2010

De Pontão Nós Digitais
Projetosespeciais.png

Os Projetos Especiais são constituídos por Pontos da Rede que desempenham papel de "referência" para a rede. Atuamos com esses Pontos e aprimoramos seu repertório em relação a Tecnologias Livres por meio da formação continuada dos mesmos, que inclue visitas semanais e desenvolvimento de material necessário para a potencialização desses espaços como centro de conhecimento na região em que estão situados.


Passo a Passo

  1. confirmar com o responsável pelo ponto o interesse e marcar visita;
  2. informar equipe sobre visita, data e hora da ida e da volta;
  3. ao chegar na cidade: conhecer atividades que o ponto realiza, infra-estrutura, necessidades de conteúdo ou aperfeiçoamento e alinhar estratégias de formação e comunicação.

Visitação

  • As visitas aos Projetos Especiais são realizadas pela equipe de instrutores do Pontão de cultura Nós Digitais. Os Pontos são visitados com intuito de aproximação, ativação e conhecimento da realidade local. Informações são coletadas para que a equipe possa dar o devido suporte para o desenvolvimento de atividades nesses pontos, e aperfeiçoamento dos mesmos. São esclarecidas dúvidas conceituais sobre oficinas, migração, documentação de atividades desenvolvidas e articulação com outros pontos. As visitas tem continuidade por meio de outras visitas pré determinadas que são alinhadas com os projetos especiais a partir da demanda e necessidade dos mesmos, além de contato por e-mail e outras plataformas.


Casa dos Meninos

  • Justificativa: A Casa dos Meninos, em parceria com o Instituto Lidas se tornou uma referência importante dentro da rede tanto pela sua expertise em georeferenciamento de informações, quanto pela contundente posição política que sempre defendeu dentro da rede.
  • Tipo de ação a se desenvolver (demandas): A idéia aqui é contribuir para a migração do expertise em georeferenciamento para SL e também fortalecer ações de desenvolvimento de softwares, está indicada a criação de um núcleo de desenvolvimento - possível expansão do Lab MAcambira - junto a esse coletivo.


Ponto de Cultura Pombas Urbanas

Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):



Outros Coletivos levantados em 2009 como possíveis projetos especiais:


Casa Brasil Guarulhos
Justificativa: Dotado de estrutura física relativamente expressiva, o espaço possui diversos trabalhos ligados a Cultura Digital. Entre eles, os principais são o telecentro, as oficinas de metareciclagem e as oficina de audiovisual em software livre. Entretanto há certa dificuldade técnica dos responsáveis pelo espaço em gerir sua rede em software livre. Faz-se necessário, portanto, uma maior e melhor qualificação dos sujeitos atuantes na multiplicação dos conhecimentos técnicos em software livre.
Tipo de ação a se desenvolver: Mais oficinas de redes computacionais e serviços de rede, suporte na montagem do estúdio (possuem alguns equipamentos para o estúdio, mas não conseguiram dimensionar uso para tal em software livre) e oficinas de edição de áudio e vídeo em software livre.


Ponto de Cultura Memórias do Olhar - Poá
Justificativa: Dotado de estrutura física relativamente expressiva, o espaço possui projeto audiovisual de registro e divulgação da memória oral. Entretanto há certa dificuldade técnica dos responsáveis pelo espaço em gerir sua rede em software livre. Até o presente foram feitas, em atuação do Pontão Nós Digitais, oficinas e suporte de migração de rede o que ocasionou no quadro atual de todas as máquinas migradas e ligadas a Web Faz-se necessário, portanto, uma maior, para atender a demanda e necessidade do ponto, uma melhor qualificação dos sujeitos atuantes na multiplicação dos conhecimentos técnicos em software livre.
Tipo de ação a se desenvolver: Reestruturação da rede física das máquinas (há problemas com o cabeamento e com as antenas); auxilio na montagem do site/wiki do ponto e oficinas de edição de áudio e vídeo em software livre.


Comunidade Audiovisual - Diadema
Justificativa: O ponto possui alguns equipamentos para fomento de projetos multimídia, incluindo computadores desktops, notebook e câmeras, mas não faz uso deles para produção e edição em software livre por não possuírem conhecimentos na área.
Tipo de ação a se desenvolver: Montar compartilhamento de arquivos em rede (Samba + NTFS) em um servidor de arquivos storage; oficinas de edição multimídia (áudio e vídeo) e migração do notebook com software para edição multimidia;


Casa Brasil Capão Redondo - Associação Chico Mendes
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


Ponto de Cultura Pilar do Sul - SOSACI - Pilar do Sul
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):


Ponto de Cultura UNAS
Justificativa:
Tipo de ação a se desenvolver (demandas):